Imagem: Divulgação

Larissa Alves 29/07/2021 Serviços

Quer saber como fazer transferência pelo PIX? Então, confira este artigo até o final para descobrir como é simples, fácil e prático fazer um PIX. A ferramenta foi disponibilizada neste ano e veio para facilitar a vida dos brasileiros. Para quem não sabe o PIX é um sistema de pagamento digital criado pelo Banco Central que foi disponibilizado para toda a rede bancária do país. Com ele é possível transferir dinheiro em segundos para qualquer conta do país em um simples toque de celular. Nada mal não?

Como Fazer Transferência pelo PIX. (Imagem: Divulgação)

Como fazer transferência pelo PIX?

A transferência de dinheiro entre contas usando PIX é realizada em segundos e o dinheiro cai na hora para o favorecido. É muito simples de fazer, apenas existe algumas pequenas mudanças dependendo do seu banco, mas é muito similar. Abaixo vamos explicar como você pode cadastrar sua chave e começar a usar no mesmo momento.

O PIX está disponível para todos os bancos, mas para conseguir fazer um PIX é preciso ter o aplicativo do banco instalado no seu celular com a conta digital cadastrada ou ainda fintechs habilitados pelo sistema. Apenas desta forma você acessando seus dados conseguirá cadastrar a chave e começar a utilizar o serviço para informar e receber os pagamentos. Caso queira apenas transferir, não é preciso gerar a sua chave!

PIX: O passo a passo para começar a usar a ferramenta

A chave pode ser o CPF OU CNPJ, número de celular ou uma chave código gerada pela própria ferramenta. (Imagem: Divulgação)

Para facilitar seus pagamentos entre pessoas e empresas, você vai precisar informar a chave do destinatário para efetuar este pagamento, ou, informar a sua chave para receber um pagamento. Não são mais necessários os dados de conta e documentos.

A chave pode ser o CPF OU CNPJ, número de celular ou uma chave código gerada pela própria ferramenta. Vamos aprender o passo a passo?

Como transferir dinheiro pelo PIX?

  1. Primeiramente acesso a conta do seu banco ou fintech pelo aplicativo do celular e clique na área do PIX. A maioria dos bancos já atualizou um ícone PIX específico.
  2. Procure pela palavra “Transferir”.
  3. Em seguida, pode variar dependendo do aplicativo do seu banco. Alguns deles, por exemplo, do Banco Itaú, é preciso escolher o destinatário inserindo a chave PIX ou se não tiver essa informação, terá que transferir pelo método antigo com as informações de agência e conta bancária. Depois, basta digital o valor a ser transferido. Já pelo Nubank, por exemplo, primeiro você precisa digitar o valor da transferência e depois a chave PIX. Mas, é basicamente isso! Pode mudar apenas as ordens das informações.
  4. Para finalizar, sempre confira se as informações preenchidas estão corretas, pois já teve muita gente que já transferiu PIX por digitar número errado. Então, para evitar dor de cabeça, sempre confirma tudo!
  5. Para finalizar, basta colocar a sua senha digital do banco e pronto. Você já receberá o comprovante de transferência e terá utilizado o PIX para essa transação! O valor entra no mesmo momento para o favorecido!

Viu, como é muito simples?

PIX e QR Code para transferir

Vale lembrar que é muito seguro utilziar o PIX. (Imagem: Divulgação)

Você sabia que além da chave PIX, para este serviço digital, também pode ser utilizado para pagamentos por QR code para criar cobranças e enviar para as pessoas efetuar a transferência.

Basta apenas selecionar a opção o próprio aplicativo gera o QR code. Você envia para a pessoa e basta ela acessar com o aplicativo do banco dela posicionando a câmera para o QR Code e pronto!

Quais são os objetivos do PIX?

Cadastre o PIX pelo seu banco e facilite seus pagamentos. (Imagem: Divulgação)

Apesar da expansão de adequação de muitos brasileiros, ainda tem muita gente receosa, achando que pode ter algo estranho aí. Pensando nisso, separamos alguns objetivos principais da criação e popularização do PIX.

  • Redução dos custos das operações de pagamentos/ transferências.
  • A facilidade para os pagamentos de boletos e contas.
  • Utilizar a tecnologia para acelerar as transações e movimentações bancárias que podem ser realizadas em segundas.
  • Evitar cada vez mais a presença de idas físicas aos bancos e reduzir custos.
  • O aperfeiçoamento de transações financeiros ao longo prazo, pois é benéfico para todos os envolvidos.
  • A simplificação do pagamento de impostos.
  • A agilidade dos pagamentos em todos os estabelecimentos comerciais.

É seguro e essa facilidade chegou para aprimorar o mercado financeiro. Apenas, é preciso atenção para quem você passa sua chave PIX, pois muitas pessoas utilizam o CPF e o número do telefone celular. Então, apenas preste atenção somente para quem você passa esse dado.

Gostou da dica? Agora é só começar a usar seu PIX! Esperamos que tenha ajudado com esse artigo.

Outros artigos

Curvex: forma correta de usar, dicas

04/07/2012

Curvex: forma correta de usar, dicas

[caption id="attachment_478308" align="alignnone" width="400" caption="Curvex neles! (Foto:Divulgação)"][/caption] O curvex é um dos maiores aliados das mulheres, v...

Cafeína no combate a celulite

25/04/2012

Cafeína no combate a celulite

[caption id="attachment_434902" align="alignnone" width="569" caption="O cafezinho de todos os dias pode ser um aliado contra a celulite."][/caption] As mulheres ...