Qual é o melhor leite para a sua saúde

Muitas pessoas permanecem horas na frente das prateleiras para escolher o leite para consumo, sem saber a diferença entre um tipo e o outro.…

Por Editorial MDT em 27/06/2013

Muitas pessoas permanecem horas na frente das prateleiras para escolher o leite para consumo, sem saber a diferença entre um tipo e o outro. É importante fazer a escolha corretamente, já que esse alimento é necessário para a saúde. Saiba mais sobre o assunto e veja qual é o melhor leite para a sua saúde.

O leite é essencial para a saúde. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Leite para a saúde

O leite de vaca é muito utilizado pela população e também pelas indústrias. Ele é uma excelente fonte de energia, proteínas, sais minerais e vitaminas para nosso organismo. É a principal fonte de cálcio e o seu consumo é essencial para prevenção da osteoporose e de outras doenças.

De forma em geral, o mais recomendado para o consumo são de duas a três porções de leite ou derivados por dia, para suprir as necessidades de cálcio. Existem diferentes tipos de leites que podem ser encontrados no mercado e a diferença básica entre eles está relacionada a proporção de gorduras. Saiba mais sobre quais os benefícios do leite.

Melhor leite para o adulto

A ingestão do leite de vaca e seus derivados é recomendada, já que dessa forma as chances de atingir as recomendações de cálcio são muito maiores. Para manter os ossos saudáveis, precisando ingerir de 1000 à 1500 mg de cálcio por dia.

Porém, essa meta se torna mais difícil de ser alcançada caso haja a impossibilidade do consumo de leite de vaca. No caso das gestantes, mulheres na menopausa e idosos, o leite de cabra possui quantidades de cálcio superiores ao de vaca, entretanto, sua composição contém o dobro de gordura.

O leite é rico em cálcio, nutriente essencial para a saúde. (Foto: divulgação)

Leite para a criança

O leite materno é a melhor opção para alimentação dos lactentes até os seis primeiros meses de vida, não necessitando de suplementação com outros alimentos ou água. Após essa idade, pode-se iniciar a introdução de novas formas de alimentação, em conjunto com o aleitamento materno.

As vantagens nutricionais, imunológicas, fisiológicas, odontológicas e psicológicas são muitas. Depois do desmame a criança passa a ingerir outros tipos de leite, geralmente com boa tolerância.

Tipos de leite mais gordurosos

Dentre os tipos de leite existentes, o que possui maior teor de gordura é o de cabra. A cada 100 ml da bebida, há 6,2g de lipídeos enquanto no de vaca integral há 3,5g.

A alergia ao leite de vaca é muito comum em crianças, já que essa bebida tem o primeiro contanto com o organismo da criança bem cedo, tornando-se uma proteína estranha. Estima-se que aproximadamente 7,5% dos pequenos apresentem alergia à proteína do leite de vaca. O leite de cabra é hipoalergênico e diferente do leite de vaca por ser mais fácil de ser digerido.

O leite deve ser escolhido corretamente. (Foto: divulgação)

O leite é um alimento rico em cálcio e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os benefícios do leite de cabra, de vaca e outros tipos são muitos. É essencial consumir corretamente essa bebida para que os resultados sejam benéficos para o organismo.

Top