Você sabe quais são os direitos de quem tem TOC? O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma patologia que a maioria das pessoas conhece, porém, muito provavelmente não sabem o que é de fato e nem quais suas características.
Uma confusão comum, por exemplo, é que Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma espécie de mania ou algo de “gente chata”. Mas na verdade é uma doença séria, que acomete ao menos 2,5% da população mundial, que precisa de tratamento e amparo.
Entenda mais sobre a doença e os direitos da parcela da população que sobrevive diariamente com a condição.
O que é o TOC?
O Transtorno Obsessivo Compulsivo caracteriza-se por uma condição de paranoia e ansiedade em que o indivíduo desenvolve traços obsessivos que são irracionais.
Fonte/Reprodução: original
Geralmente essas pessoas têm preocupações excessivas e desproporcionais, medo exagerado, paranoia, rituais criados por ela e uma incapacidade de mudar esses atos compulsivos, mesmo que eles sejam completamente sem sentido ou até nocivos.
Quem tem TOC pode trabalhar normalmente?
Sim, quem tem TOC pode trabalhar normalmente e não é raro encontrar um trabalhador com a doença que seja mais eficiente e produtivo que um trabalhador sem a condição. O Transtorno Obsessivo Compulsivo só se torna um problema quando ele é elevado demais e precisa de intervenção psiquiátrica.
Quais os tipos de TOC
O TOC pode variar de excessivo cuidado com a limpeza e higiene, fazendo com que o indivíduo nunca toque objetos com as mãos nuas e tenha aversão extrema à sujeira. Também existem os rituais sem nexo com a realidade, como a obsessão de “se eu não andar por determinado caminho e contar os passos eu irei morrer”.
Quais são os direitos de quem tem TOC?
Os direitos para quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo são os mesmos para qualquer enfermo. Se o episódio de TOC aumenta ao ponto de impedir o indivíduo de trabalhar, ele pode se afastar.
Quem tem TOC pode se aposentar?
Quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo pode se aposentar caso os níveis de sua doença se tornem exacerbados o suficiente que o impeçam de trabalhar. Neste caso, o indivíduo precisa sim buscar assistência médica psiquiátrica.
Como ajudar quem tem TOC?
Em primeiro lugar devemos sempre lembrar que a pessoa que tem a condição está sofrendo tremendamente com isto. Quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo pode ter plena noção de que suas atitudes são irracionais e prejudiciais, porém, isso não o impede que o faça.
Então, paciência e carinho são os melhores remédios, além claro, da ajuda médica de um psiquiatra. Se conhece alguém ou até mesmo você passe por isso, procure ajuda médica e familiar para ter mais força para enfrentar e superar esse problema.