Felipo Bellini 12/02/2022 Notícias

Você sabe quais são os direitos de quem tem TOC? O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma patologia que a maioria das pessoas conhece, porém, muito provavelmente não sabem o que é de fato e nem quais suas características.

Uma confusão comum, por exemplo, é que Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma espécie de mania ou algo de “gente chata”. Mas na verdade é uma doença séria, que acomete ao menos 2,5% da população mundial, que precisa de tratamento e amparo. 

Entenda mais sobre a doença e os direitos da parcela da população que sobrevive diariamente com a condição. 

O que é o TOC?

O Transtorno Obsessivo Compulsivo caracteriza-se por uma condição de paranoia e ansiedade em que o indivíduo desenvolve traços obsessivos que são irracionais. 

O que é o TOC

Fonte/Reprodução: original

Geralmente essas pessoas têm preocupações excessivas e desproporcionais, medo exagerado, paranoia, rituais criados por ela e uma incapacidade de mudar esses atos compulsivos, mesmo que eles sejam completamente sem sentido ou até nocivos. 

Quem tem TOC pode trabalhar normalmente?

Sim, quem tem TOC pode trabalhar normalmente e não é raro encontrar um trabalhador com a doença que seja mais eficiente e produtivo que um trabalhador sem a condição. O Transtorno Obsessivo Compulsivo só se torna um problema quando ele é elevado demais e precisa de intervenção psiquiátrica. 

Quais os tipos de TOC

O TOC pode variar de excessivo cuidado com a limpeza e higiene, fazendo com que o indivíduo nunca toque objetos com as mãos nuas e tenha aversão extrema à sujeira. Também existem os rituais sem nexo com a realidade, como a obsessão de “se eu não andar por determinado caminho e contar os passos eu irei morrer”. 

Quais são os direitos de quem tem TOC?

Os direitos para quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo são os mesmos para qualquer enfermo. Se o episódio de TOC aumenta ao ponto de impedir o indivíduo de trabalhar, ele pode se afastar. 

Quem tem TOC pode se aposentar?

Quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo pode se aposentar caso os níveis de sua doença se tornem exacerbados o suficiente que o impeçam de trabalhar. Neste caso, o indivíduo precisa sim buscar assistência médica psiquiátrica

Como ajudar quem tem TOC?

Em primeiro lugar devemos sempre lembrar que a pessoa que tem a condição está sofrendo tremendamente com isto. Quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo pode ter plena noção de que suas atitudes são irracionais e prejudiciais, porém, isso não o impede que o faça. 

Então, paciência e carinho são os melhores remédios, além claro, da ajuda médica de um psiquiatra. Se conhece alguém ou até mesmo você passe por isso, procure ajuda médica e familiar para ter mais força para enfrentar e superar esse problema.

Outros artigos

Cursos gratuitos Senac EAD para 2020

21/09/2017

Cursos gratuitos Senac EAD para 2020

Se você quer se capacitar profissionalmente, mas não possui disponibilidade para frequentar as aulas presenciais e nem dinheiro para investir na formação, os cursos ...

Dicas de alimentação para inverno

22/06/2013

Dicas de alimentação para inverno

Com a chegada do inverno, a procura por receitas deliciosas aumenta, devido à combinação de ingredientes que auxiliam no aquecimento do corpo. Porém, a maior parte d...