Provas do Enem 2016

Milhões de estudantes já estão se preparando para as provas do Enem 2016. Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos…

Milhões de estudantes já estão se preparando para as provas do Enem 2016. Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro em todo o Brasil. Leia a matéria para conhecer mais detalhes sobre a avaliação.

Milhões de brasileiros se inscreveram no Enem 2016. (Foto Ilustrativa)

Milhões de brasileiros se inscreveram no Enem 2016. (Foto Ilustrativa)

Quando foi criado, em 1998, o Enem tinha como objetivo avaliar a qualidade da educação brasileira. A partir de 2010, no entanto, o exame mudou de formato e passou a ser considerado a porta de entrada para a faculdade.

É por meio da nota no Enem que os estudantes conseguem uma bolsa de estudo pelo Prouni ou uma vaga na universidade pública pelo Sisu. Recentemente, a participação no Enem também se tornou obrigatória para quem deseja fazer o FIES.

Provas do Enem 2016

Nesta edição, o Enem contou com uma série de mudanças. A taxa de inscrição, por exemplo, ficou um pouco mais cara, passando de R$65,00 para R$68,00. O INEP também anunciou que, pela primeira vez, coletará as impressões digitais dos estudantes.

Como vai funcionar o Enem 2016?

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 (sábado) e 6 (domingo) de novembro. No primeiro dia de exame, os candidatos terão que resolver 90 questões de ciências da natureza e ciências humanas. Já no segundo dia de prova, o exame abordará temas relacionados à matemática, linguagens e, por fim, a redação.

A prova é realizada em dois dias e tem 180 questões. (Foto Ilustrativa)

A prova é realizada em dois dias e tem 180 questões. (Foto Ilustrativa)

O Enem 2016 vai continuar rigoroso com relação a aplicação das provas. Nos dois dias, os portões permanecerão abertos das 12h às 13h. Os candidatos que chegarem depois desse horário não poderão participar do exame.

Leia Também:  Concurso para bolsas de estudo LFG: inscrições

As provas serão início às 13h30min, assim como aconteceu nas edições anteriores. No primeiro dia, o tempo de realização é de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, o tempo máximo é de 5 horas e 30 minutos.

Estrutura da prova do Enem

O Enem 2016 é realizado em dois dias, totalizando 180 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Na parte de ciências humanas, o candidato precisa demonstrar os seus conhecimentos sobre história, geografia, filosofia e sociologia. Já as perguntas de ciências da natureza testam os conhecimentos sobre biologia, química e física.

Na prova de linguagens, são avaliados os conhecimentos sobre português, língua estrangeira, artes e educação física. No caso da prova de matemática e suas tecnologias, todas as questões abordam a área de matemática.

Locais de prova Enem 2016

O local de prova estará disponível no cartão de confirmação. (Foto Ilustrativa)

O local de prova estará disponível no cartão de confirmação. (Foto Ilustrativa)

O local de prova do Enem poderá ser consultado no cartão de confirmação da inscrição, através do site enem.inep.gov.br/participante. Pelo segundo ano consecutivo, esse cartão não será enviado pelos Correios, por uma questão de economia e praticidade.

O cartão de confirmação Enem 2016 é um documento muito importante para o candidato. Além de contar o endereço do local de prova, ele também apresenta informações como número de inscrição, data, hora e opção de língua estrangeira.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre as provas do Enem 2016? Leia atentamente o edital oficial e obtenha mais informações.

 

Top