Enem 2016: Provas, Dicas, edital

Enem 2016: Provas, Dicas, edital é o que você está procurando? Então saiba que essa avaliação já está sendo muito aguardada pelos estudantes de…

Enem 2016: Provas, Dicas, edital é o que você está procurando? Então saiba que essa avaliação já está sendo muito aguardada pelos estudantes de todo o país. Leia a matéria para conferir informações detalhadas sobre o exame.

Enem 2016 Provas, Dicas, edital. (Foto Ilustrativa)

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que vem sendo realizada pelo Ministério da Educação desde 1998. No início, a avaliação tinha objetivo de apenas medir a qualidade do ensino, mas, hoje em dia, ela já é considerada a principal “porta de entrada” para a universidade, sendo usada em programas como SISU, PROUNI e FIES.

Leia mais: Dicas de como estudar para o Enem

Enem 2016: Provas, Dicas, edital

Em 2009, o MEC resolveu reestruturar o Enem, ou seja, o exame passou a ser constituído por um número maior de questões e sua aplicação começou a ser realizada em dois dias (sábado e domingo). Esse novo formato deu mais visibilidade ao exame, tanto que ele se tornou o segundo maior do mundo (perdendo apenas para o exame de admissão do ensino superior na China).

O Enem facilita o ingresso no ensino superior. (Foto Ilustrativa)

No momento, o Ministério da Educação está focado nos preparativos para o Enem 2015. No entanto, já existem algumas especulações a respeito do Enem 2016: Provas, Dicas, edital. Veja os tópicos abaixo.

Provas Enem 2016

As provas do Enem 2016, como de costume, serão aplicadas em outubro ou novembro de 2016. No primeiro dia, os candidatos terão que responder 90 questões sobre Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). No segundo dia, a prova será composta por 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira) e Matemática, além de uma proposta de redação.

A prova do Enem é composta por 180 questões e uma redação. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Simulado gratuito do Enem

O Enem tem um formato bem diferente dos vestibulares tradicionais, afinal, ele consegue mesclar diferentes disciplinas em uma mesma questão. O exame testa os conhecimentos que o aluno adquiriu no Ensino Médio, mas também avalia determinadas competências e habilidades de cada uma das 4 grandes áreas abordadas.

Edital Enem 2016

A cada nova edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publica um edital sobre o Enem. Esse documento em PDF, disponível no site oficial para download, funciona como um verdadeiro guia do candidato para prestar o exame. Há uma série de informações úteis, como datas, inscrições, local do exame, cartão de confirmação e orientações para fazer a prova. Clique aqui para ler o edital de 2015.

Dicas de estudo Enem 2016

É fundamental se dedicar aos estudos para tirar uma boa nota. (Foto Ilustrativa)

Você quer tirar uma boa nota no Enem 2016? Então confira a seguir dicas preciosas:

• Organize o tempo de estudo, dedicando algumas horas do seu dia para estudar com vontade e dedicação.

• Não deixe tudo para última hora! Aproveite bem as aulas do ano letivo e as dicas que os professores dão em sala de aula.

• Ao finalizar um assunto, elabore as suas próprias fichas de resumo. Esse material será de grande ajuda no momento da revisão.

• Participe de simulados online ou presenciais, pois assim você terá contato com as questões de provas anteriores do Enem.

• Pratique redação, procurando dissertar sobre temas atuais.

Veja também: Assuntos que mais caem no Enem: quais são

Agora você já sabe um pouco mais sobre Enem 2016: Provas, Dicas, edital. Inicie a preparação para o exame e aumente as suas chances de conseguir vaga na faculdade dos seus sonhos. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 


Top