Mestrado – o que é, onde cursar

O Mestrado é fundamental para quem quer seguir carreira acadêmica (Foto: Divulgação)

Quem quer se aprofundar em um determinado campo de estudo, seja para lecionar em faculdades e universidades, ou até para realizar pesquisas científicas, deve realizar um curso de Mestrado, que é o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu que existe no Brasil. Quem ministra uma aula desse segmento são doutores, ou seja, profissionais que possuem formação em Doutorado, o estágio que vem depois do Mestrado.

Para conquistar uma vaga na pós-graduação stricto sensu de qualquer universidade é necessário encaminhar um projeto de pesquisa, com boa fundamentação teórica e linguagem acadêmica impecável. A tarefa só não parece como é  complexa e bastante trabalhosa, além disso, o grau de exigência é alto, por isso certifique-se que o estudo foi realizado da melhor forma.

Uma banca de profissionais que fazem parte do corpo docente da instituição vai analisar a sua apresentação de trabalho e decidir se está apto a iniciar a projeto de um modo mais amplo e profundo. Para saber quais os cursos nesse segmento promovidos no Brasil acesse o site da CAPES.

A pesquisa deve ser feita de maneira minuciosa (Foto: Divulgação)

Depois de estudar durante meses várias disciplinas o aluno deve apresentar o seu trabalho de conclusão para uma banca examinadora, que geralmente é formada por três professores, que vai avaliar o projeto medindo se o estudante adquiriu conhecimento suficiente para trabalhar de maneira autônoma. Além disso, seu projeto deve se destacar no campo de pesquisa escolhido, tendo importância para os seus pares.

No final do curso toda pesquisa deve ser apresentada para a banca (Foto: Divulgação)

Muitas universidades brasileiras promovem cursos de Mestrado, como por exemplo, USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e até instituições de ensino particulares. O curso de pós-graduação é algo importante principalmente para quem quer seguir uma carreira acadêmica e de pesquisa. Por isso, se você quer trilhar o caminho do sucesso, além de se especializar, é necessário escolher um curso de qualidade, com adequada estrutura acadêmica, onde você conseguirá desenvolver uma boa pesquisa, atingindo assim o objetivo do Mestrado.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply