O que pode cair nas provas do Enem

Saiba o que pode cair nas provas do Enem e organize seus estudos para o Exame de maneira muito mais eficaz! Veja quais os…

Saiba o que pode cair nas provas do Enem e organize seus estudos para o Exame de maneira muito mais eficaz! Veja quais os prováveis temas de redação, conteúdo abordado em cada disciplina e se prepare para garantir sua vaga no ensino superior!

O que pode cair nas provas do Enem. (Foto Ilustrativa)

O Enem possui 180 questões distribuídas em quatro áreas de conhecimento diferentes: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e uma proposta de redação. As prova é dividida em dois dias, os exercícios são extensos e exigem muita concentração e capacidade de interpretação dos estudantes.

Leia também: Como estudar para o Enem 2015

O que pode cair nas provas do Enem

Conhecer o que pode cair nas provas do Enem permite que o vestibulando se dedique aos temas necessários e consiga um bom resultado final.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Para acertar os exercícios relacionados a língua portuguesa e inglês/espanhol, é preciso treinar a habilidade de interpretação das questões, vale lembrar que cada um possui cinco alternativas diferentes, o risco de se confundir no momento da escolha da opção correta é grande.

O Enem está chegando, é hora de revisar o conteúdo. (Foto Ilustrativa)

Além do conhecimento sobre obras literárias, a prova exige que o estudante saiba identificar os diferentes níveis de linguagem e variações linguísticas, conheça a cultura brasileira (povos, músicas, influências) e tenha atenção para responder as questões com exatidão.

Ciências da Natureza

Física: Conhecimento das principais fórmulas é essencial, a prova do Enem exige conhecimento em todos os campos da disciplina: Quântica, mecânica e relativista. Os assuntos mais abordados nos exercícios são: Vetores, Potência, velocidade, funcionamento do universo e radiação. É importante conhecer as principais leis da física.

Leia Também:  Dicas de revisão para as questões do Enem 2015

Química: Transformações químicas em geral, estado físico dos materiais, pontos de ebulição e fusão, ligações químicas e interpretação correta da tabela periódica são os conhecimentos fundamentais para realizar a prova com êxito.

Dê uma tenção especial a cada uma das disciplinas do ensino médio. (Foto Ilustrativa)

Biologia: Uma das provas com conteúdo mais diversificado, já que abrange genética, botânica, citologia, evolução da espécie e funcionamento do organismo em geral. A leitura e a atenção são indispensáveis para a compreensão da matéria.

Ciências Humanas

A maior parte das questões envolvem assuntos relacionados à história e geografia do Brasil, incluindo leis, limites de território, problemas urbanos e ambientais, agricultura e pecuária. Também são apresentados na prova temas de caráter social e filosófico, incluindo ética, direitos e deveres da cidadania e cultura nacional.

Leia mais: Como estudar para o Enem na internet

Matemática

A prova de matemática do Enem geralmente se inicia com questões simples e que envolvem operações básicas e raciocínio lógico dos estudantes, porém o exame tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento do vestibulando e o grau de dificuldade aumenta a cada questão.  É preciso saber interpretar e resolver situações problemas que envolvem funções do 1º e 2º grau, equações, porcentagem, estatística, grandezas, trigonometria e fração.

Redação

Estude bem atualidades para ter um bom desempenho na redação. (Foto Ilustrativa)

A redação do Enem gera grande expectativa entre os vestibulandos. Manter-se atualizado é uma boa estratégia para conseguir a nota máxima, já que o tema proposto sempre é de grande repercussão na mídia e o conhecimento do assunto ajuda na construção de bons argumentos.

Possíveis temas Enem 2015:

  • Pec das domésticas
  • Programa mais médicos
  • Crise no sistema hídrico
  • Crise no sistema energético
  • 50 anos do golpe militar
  • Desigualdade étnica e de gênero
  • Redução da maioridade penal
Leia Também:  Aplicativos de estudo para Enem 2015

Veja também: 5 dicas para se dar bem na redação do Enem

Agora que você já sabe o que pode cair nas provas do Enem. Aproveite os dias que antecedem a prova para estudar e garantir uma boa pontuação no exame. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja mais matérias sobre educação.

 

Top