Prouni 2022: Retire suas dúvidas de como funciona

Felipo Bellini 15/01/2022 Notícias

O ProUni 2022 tem o intuito de levar ensino superior para pessoas de baixa renda. O programa, ativo desde 2004, oferta vagas em universidades particulares para todos os inscritos que realizaram o Enem no ano anterior à inscrição.

Para conseguir a bolsa desejada, o estudante deve atender alguns requisitos prévios e prová-los por meio da documentação necessária antes da matrícula na universidade. Confira a seguir como funciona o ProUni 2022 e tire suas principais dúvidas sobre o programa e seus benefícios. 

O que é Prouni e quais suas regras?

O ProUni é um programa que oferta bolsas em universidades particulares para estudantes que não tenham condições de bancar os custos. Ele é voltado para estudantes de baixa renda para todo o país e oferece duas modalidades de bolsas: Integral e Parcial.

O que é Prouni e quais suas regras

Fonte/Reprodução: original

Na modalidade de bolsa integral, o ProUni é capaz de custear todas as mensalidades do estudante durante todos os anos de curso superior. Na modalidade parcial, o governo paga apenas 50% da mensalidade, o resto fica para o estudante.

Para as duas modalidades de bolsas existem algumas regras que o estudante deve seguir para concorrer efetivamente a uma bolsa na universidade escolhida. São elas:

  • Ter uma renda entre 1,5 a 3 salários mínimos por cada integrante da família;
  • Possuir Algum tipo de deficiência;
  • Ser professor da rede pública;
  • Ter concluído o ensino médio através de uma escola pública ou sido bolsista em uma particular;
  • Não ter diploma em outros cursos superiores;
  • Ter obtido a nota mínima de 450 na soma do Enem.

Atualmente, o ProUni 2022 está com planos para algumas alterações. Uma medida provisória prevê que estudantes que concluíram o ensino médio em escolas particulares poderão concorrer a bolsas também. Essa medida poderá atuar a partir de julho deste ano. 

Quando e como se inscrever no programa?

O procedimento de inscrição no ProUni 2022 é feito em ambiente on-line, pelo site oficial do ProUni. O primeiro passo é clicar no botão que indica o início da inscrição. Feito isso, é necessário colocar todos os dados pedidos e criar uma senha para a conta.

Após o preenchimento de todos os dados pessoais, o candidato poderá responder um formulário sobre a renda e o grupo que se enquadra. Depois, basta escolher duas opções de curso disponíveis na plataforma e acompanhar a nota de corte até o final do prazo. Este ano, as inscrições se iniciam no dia 28 de janeiro. 

Qual a relação do Prouni e o Enem 2022?

Para se inscrever no ProUni 2022, é necessário ter feito o Enem do ano anterior. No momento da inscrição na plataforma do ProUni, é preciso informar o número de inscrição do Enem para que seja computada a nota. 

Deste modo, o ProUni consegue selecionar os estudantes através da comparação das notas de todos que concorrem pela mesma vaga na instituição.

Como funciona a utilização de nota do Enem para o ProUni?

De acordo com as regras utilizadas pelo ProUni 2022, consegue a bolsa os estudantes que tiverem as maiores notas do Enem. Se houver empate entre dois estudantes com a mesma nota, será utilizada a maior nota na redação.

Só é possível participar do Enem quem atinge 450 pontos nas provas objetivas e uma nota maior que zero na redação. A grande maioria dos cursos necessita uma nota maior que 450 pontos para conseguir a bolsa, pois é feita a comparação das notas de todos os inscritos. 

Atualmente os cursos mais concorridos no ProUni são os cursos de Direito, Medicina e Engenharias. Esses cursos em todas as edições carregam notas de corte maiores do que as dos outros cursos. Porém, é preciso lembrar que cada edição do ProUni têm suas próprias notas de corte e também costumam mudar de acordo com a universidade. 

Outros artigos

Primeiro Smartphone 4g: saiba mais

13/09/2012

Primeiro Smartphone 4g: saiba mais

Até o início de outubro, estará disponível o primeiro smartphone 4G do Brasil, que foi mostrado pela Motorola Mobility em São Paulo. Batizado de Razr HD, o aparelho ...

Camas Infantis com Escorregador

13/05/2011

Camas Infantis com Escorregador

Hiperatividade é algo freqüente entre as crianças. E a família coruja (mães, pais, avós, tios...) acham graça e se orgulham de ver os pequenos sempre tão ativos....