Vale a pena investir em ações atualmente?

Wagner Santos 29/10/2021 Notícias

Há alguns anos o número de investidores no Brasil vem crescendo e o interesse pelo assunto vem ganhando novas proporções entre a população em geral. De pouco em pouco a ideia errada de que investir é uma atividade exclusiva de ricos vai deixando de existir e cada vez mais pessoas passaram a investir de fato, mesmo que seja apenas 100 reais por mês. 

É importante ressaltar que para além da poupança, muito se fala sobre investir na previdência privada e em ações. 

A segunda opção ainda é fonte de muitas dúvidas e debates, principalmente entre aqueles que estão começando a investir agora. Cercada de mitos, a Bolsa de Valores pode parecer um bicho de sete cabeças para alguns. 

Por isso, muita gente se pergunta se vale a pena ou não investir em ações, afinal, são tantas histórias que quem ainda não tem um conhecimento profundo sobre o tema acaba ficando perdido. 

Assim, selecionamos aqui informações importantes que vão te ajudar a entender melhor o funcionamento desse investimento. Confira agora e entenda tudo sobre esse assunto. Aproveite!

Afinal, o que é investir em ações?

Ainda que seja o tipo de investimento mais popular no mundo inteiro, são poucas as pessoas que realmente sabem o significado do mesmo. Bastante difundido por filmes e séries, o mercado de ações se tornou um grande tabu quando se fala de finanças e investimentos. 

Apesar dessa visão negativa que muita gente ainda tem, investir em ações é algo muito simples e que pode se encaixar no dia a dia de muita gente. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, quase metade dos trabalhadores investem na Bolsa de Valores. Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, investir em ações não é difícil. 

Para alcançar a tão sonhada independência financeira é preciso ter acesso à informação de qualidade. 

O que se vê muito internet afora são casos supostamente bem sucedidos que prometem dinheiro fácil e rápido ao investir na bolsa. Entretanto, a primeira lição que você deve levar daqui é: não existe dinheiro fácil e rápido. 

O que são ações?

De maneira bem simples, ações são partes representativas do capital de uma determinada empresa. Isso significa dizer, então, que ao comprar ações você está se tornando parcialmente sócio de uma companhia, quanto mais ações você tiver, maior será o percentual da sociedade. 

Quando o assunto é bolsa de valores e grandes empresas, o total de ações de cada companhia está na casa dos bilhões, configurando cada investidor como proprietário equivalente a 0,001% do total. Entretanto, quando o assunto são companhias multinacionais, mesmo pequenos percentuais significam quantias consideráveis. 

Vantagens de investir em ações

Agora que você já tem uma noção melhor sobre o que são ações e como são negociadas, está na hora de conhecer pontos positivos de escolher esse tipo de investimento. 

Facilidade de acesso a variados negócios

Como vimos anteriormente, o acesso a grandes empresas é muito facilitado no mercado de ações. 

Desse modo, praticamente qualquer investidor tem a possibilidade de se tornar sócio de companhias enormes justamente por conta da facilidade oferecida por esse tipo de investimento. 

Com um valor relativamente baixo (R$ 100) qualquer um pode se tornar sócio de um banco ou uma construtora, por exemplo. Basta comprar uma ação de cada empresa na bolsa e receber sua parte do lucro das mesmas. Assim, investindo com pouco capital você pode receber dividendos de grandes organizações graças às suas ações na bolsa.

Proteção contra a inflação

Outra vantagem importante para o brasileiro é a proteção inflacionária oferecida pelas ações. De forma simplificada, as empresas são as desencadeadoras do processo inflacionário, através do aumento dos preços. 

Por isso, ao comprar ações na bolsa, você consegue se manter protegido do processo de desvalorização do capital. Caso o investimento fosse realizado em renda fixa, por exemplo, o dinheiro naturalmente perderia o seu valor com o tempo. 

Alta liquidez

Outra vantagem importante é a alta liquidez financeira que as ações apresentam. Esse é um parâmetro bastante utilizado para mensurar a facilidade de se transformar um investimento em dinheiro. 

Isso significa dizer então que, investir em ações permite ao investidor uma grande praticidade para resgatar o dinheiro investido mais seus rendimentos. 

Desvantagens de investir em ações

Ainda que as vantagens apresentadas sejam bastante atrativas, da mesma forma como qualquer outro investimento, as ações também apresentam pontos negativos. É importante conhecê-los para colocar na balança e decidir se esse tipo de ativo faz sentido para sua realidade ou não. 

Alta volatilidade

Certamente a principal desvantagem desse investimento é sua alta volatilidade financeira. Isso ocorre porque, diante da velocidade e do volume dos papéis negociados em pouco tempo, os preços variam muito rápido de acordo com a oferta e demanda. 

Incertezas

Outro ponto negativo importante a ser comentado é a incerteza que envolve esse tipo de investimento. 

Diferentemente da renda fixa, não existe nenhum tipo de certeza de rentabilidade ao investir na bolsa de valores. Isso significa que, ao comprar uma ação com expectativa de ganho, pode ser que você termine o investimento frustrado. 

Assim, é possível perceber que, como todos os investimentos, as ações possuem seu lado negativo e positivo. Para decidir se vale a pena investir nesse ativo ou não, é necessário avaliar a sua realidade e prioridades. Ao definir seus objetivos com o investimento, ficará mais fácil compreender se as ações são ideais para você ou não. 

Outros artigos

Tratamentos Estéticos com Dermabrite

06/09/2010

Tratamentos Estéticos com Dermabrite

O Dermabrite é um aparelho auxiliar no rejuvenescimento da pele, muito usado para tratamentos faciais e corporais. O tratamento é feito com fototerapia, uma técn...

Cursos SENAI Florianópolis

15/05/2011

Cursos SENAI Florianópolis

Se você esta procurando um trabalho e não consegue, antes de se desesperar faça uma avaliação de você mesmo, por que não esta conseguindo trabalho? Será que é porque...

Vestibulares 2015 cursos e inscrições

12/11/2014

Vestibulares 2015 cursos e inscrições

Procurando informações sobre vestibulares 2015 cursos e inscrições? Então, não deixe de ler a matéria a seguir, que preparamos especialmente para quem pretende ingre...