Pronatec Copa Salvador 2012 – cursos gratuitos

Na cidade de Salvador, Bahia, as pessoas de baixa renda, que não têm oportunidades de garantir uma boa colocação no mercado de trabalho por…

Por Élida Santos em 02/07/2012

O curso de garçom será um dos oferecidos pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

Na cidade de Salvador, Bahia, as pessoas de baixa renda, que não têm oportunidades de garantir uma boa colocação no mercado de trabalho por falta de capacitação profissional, podem começar a renovar as esperanças de conquistar um futuro melhor. Como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 acontecerão no Brasil, o número de vagas para alguns setores vem aumentando e junto com elas as chances de capacitações gratuitas.

Isso porque o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego (Pronatec), projeto do Governo Federal que visa a democratização do conhecimentos e qualificação de pessoas de baixa renda, está oferecendo cursos gratuitos por todo o Brasil. Essas aulas a custo zero são frutos de parcerias entre instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com Prefeituras municipais e o Pronatec.

Além de Salvador, outros 11 municípios, que serão sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e 117 cidades turísticas brasileiras, que receberão delegações e visitantes, vão proporcionar especializações grátis por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego, somando juntas 40 mil oportunidades sem custo. Os participantes dos cursos profissionalizantes, vão receber vale-transporte e alimentação como forma de suporte aos seus estudos.

Veja também: Pós-Graduação Senac 2012, inscrições

Muitos cursos na área de serviços serão oferecidos pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

 

Cursos gratuitos: Copa das Confederações

Salvador, assim como as cidades de Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, terão prioridade para ministrarem cursos de formação de mão obra nos setores de turismo e serviço, pois serão sedes da Copa das Confederações, que acontecerá em 2013. O Pronatec pretende chegar a marca de 240 mil oportunidades em capacitações gratuitas até 2014, somando as vagas em todo o país.

Confira também: Curso de inglês gratuito CIEE 2012

Inscrições para os cursos do Pronatec: Copa do Mundo de Futebol

As pessoas que se enquadram nos pré-requisitos de cada curso profissionalizante podem se inscrever através do site www.pronateccopa.turismo.gov.br. A data de término dos cadastros varia de acordo com a modalidade escolhida pelo candidato. Também estão sendo promovidos cursos de idiomas, mas nesses casos é necessário atuar em um setor que utilize esse tipo de capacitação a favor de seu desenvolvimento a curto prazo. Para concorrer a uma das 29 oportunidades em capacitações técnicas gratuitas é preciso ter mais de 18 anos de idade e morar na cidade em que as aulas serão ministradas.

Top