Profissões do Futuro: 05 Profissões em alta e com falta de profissionais capacitados

Profissões do Futuro: 05 Profissões em alta e com falta de profissionais capacitados

O mercado de trabalho está sempre mudando e por isso é interessante ficar por dentro das novidades, daquilo que mais está em alta e…

Por bety em 03/02/2020

O mercado de trabalho está sempre mudando e por isso é interessante ficar por dentro das novidades, daquilo que mais está em alta e dos profissionais que mais são almejados pelas empresas. Com essas informações você pode decidir mudar de vida ou até mesmo elas podem influenciar nas suas escolhas. Quem está pensando em entrar na faculdade, pode escolher o curso baseado em uma profissão do futuro. Já para quem atua em uma determinada área, saber o que vai ser mais procurado no futuro pode ajudar a tomar decisões sobre a carreira atual.

É bem comum vermos as pessoas mudando de carreira ao longo da vida, afinal, o mercado está em constante alteração e nem sempre os mesmos profissionais ficam em alta. A seguir, você será capaz de conferir as 5 profissões que estão em alta e com falta de profissionais capacitados. Veja!

1 – Engenheiro Ambiental

O Engenheiro Ambiental é um profissional que será muito procurado pelos próximos anos. Esse profissional pode atuar em várias áreas que estejam relacionadas com o meio ambiente, tendo como função principal o desenvolvimento de técnicas que priorizem a preservação do nosso meio ambiente por meio das estações de tratamento de esgoto, descarte de lixo e da rede de distribuição de água.

As técnicas de preservação ambiental podem ainda ser desenvolvidas por meio de tecnologias que estejam ao seu alcance. O Engenheiro Ambiental ainda é responsável por informar o impacto de determinadas obras ao meio ambiente, evitando assim que nossos recursos naturais sejam poluídos e agredidos.

O curso de Engenharia Ambiental já é oferecido por muitas instituições brasileiras de ensino superior, inclusive a distância.

 

 

2 – Gestor de Resíduos

Outra profissão que promete estar muito em alta nos próximos anos é a de Gestor de Resíduos. Essa carreira vem ganhando mais importância, principalmente por causa dos danos ambientais que as atividades industriais estão causando ao nosso planeta. O Gestor de Resíduos deve atuar dando a esses resíduos um novo fim, criando projetos com foco em reciclar materiais que geralmente são descartados, evitando assim a poluição dos nossos recursos naturais.

Esse profissional atua nas empresas tendo o objetivo de minimizar os impactos ambientais gerados a partir de resíduos. Eles promovem a reciclagem e buscam o melhor tipo de final para cada material, evitando assim que agrida a natureza e o meio ambiente.

Os profissionais da área devem sempre buscar respeitar as legislações ambientais. Não necessariamente precisa ser contratado como um Gestor de Resíduos, mas deve ser alguém dentro da empresa que entenda do assunto e esteja disposto a cuidar dessa parte. Não há muitos cursos na área, nem mesmo uma graduação. Esse profissional pode buscar fazer outros cursos sobre meio ambiente, reciclagem e desperdício de recursos para conseguir ter uma boa noção e desempenhar corretamente todas suas atividades dentro da empresa.

3 – Gestor de Operações e Logísticas

Ser um Gestor de Operações e Logística também pode ser uma carreira de muito sucesso. Esse profissional é responsável por conhecer toda a área de logística e diversos procedimentos que a englobam, para que possa conduzir toda essa parte dentro da empresa. O profissional na área deve ter uma boa visão estratégica, ser proativo e também possuir raciocínio lógico.

É um profissional extremamente necessário em várias empresas de logística e também em empresas comuns que precisem desse tipo de ajuda. Todo o procedimento de logística fica com esse profissional, desde o cálculo dos custos para transporte, até o estudo de como fazer esse transporte de uma maneira que seja economicamente viável e benéfica para a empresa.

4 – Técnico em Telemedicina

O Técnico em Telemedicina não é uma profissão muito conhecida, mas promete ser uma das mais procuradas nos próximos anos. Esse profissional irá atuar prestando suporte e apoio para todos os profissionais da área da saúde que usam as videoconferências para o seu trabalho.

Esse técnico é o responsável por montar e fazer a manutenção de todo o equipamento necessário pelos profissionais da saúde. Além disso, atua também ensinando-os a como usar o equipamento, fornecendo um pequeno e rápido treinamento sobre todas as ferramentas e tecnologias. Há cada vez mais profissionais da área da saúde investindo nesse tipo de tecnologia, por isso se trata de uma carreira promissora.

Existem poucas pessoas experientes na área e ainda é uma carreira que exige um profissional que esteja atualizado o tempo inteiro. Novas tecnologias estão sempre surgindo na área da saúde, portanto você como um Técnico em Telemedicina, pode contribuir muito para que os profissionais da saúde realizem todas suas funções.

5 – Gestor de Qualidade de Vida

Você já ouviu falar em Gestor de Qualidade de Vida? Esse profissional é fundamental para o ambiente de trabalho e necessário em várias empresas. Ele é responsável por manter a equipe motivada para que possam se manter proativas e desenvolver melhor suas atividades.

É aquele que cuida da qualidade de vida de todos os funcionários da empresa, buscando saber o que motiva cada um, quais coisas os inspiram, trazendo diferentes tipos de treinamentos e palestras para os funcionários e a equipe em si, contribuir para a colaboração de todos no ambiente de trabalho e muito mais. Para atuar na área, é preciso ser uma pessoa criativa e que esteja disposta a sempre manter todos em harmonia e com disposição.

Esse profissional pode atuar em todas as áreas do mercado de trabalho, sendo necessário tanto em empresas pequenas quanto em empresas bem grandes. É necessário ter algum tipo de graduação na área e, em alguns casos, até mesmo pós-graduação.

Profissões do futuro

As profissões do futuro estão sempre mudando e se baseiam nas tecnologias que estão sendo lançadas, assim como nas tendências para o mercado de trabalho. Sempre fique de olho em quais profissões podem ficar em alta, assim você pode se programar para conseguir mudar de carreira e melhorar sua qualidade de vida.

Comece desde já a se aperfeiçoar nas áreas mencionadas para conseguir ter uma boa chance no futuro.

Top