Principais erros ao preparar a pele para maquiagem

Toda maquiagem bem feita começa com o preparo adequado da pele. Usam-se determinados produtos na cútis, que servirão como base para o restante do…

Por Editorial MDT em 11/04/2014

Toda maquiagem bem feita começa com o preparo adequado da pele. Usam-se determinados produtos na cútis, que servirão como base para o restante do trabalho, além de, é claro, disfarçar imperfeições (um dos objetivos mais importantes, quando se faz uma maquiagem). Porém, existem macetes para a aplicação dos produtos. Quando não se prepara a pele, da maneira adequada, outros problemas podem surgir e o seu glamour poderá ir por água abaixo. Veja alguns dos principais erros ao preparar a pele para a maquiagem.

O preparo correto da pele é a parte mais importante da maquiagem (Foto: Divulgação)

A escolha dos produtos

Para o preparo básico da pele, são necessários alguns produtinhos que, se escolhidos erradamente, irão comprometer o seu visual. Corretivo, base e pó facial devem ser cuidadosamente escolhidos. É um grande erro não ter atenção com os tons dos produtos.

Muitas mulheres, ao escolherem a base e o pó facial, testam as amostras na pele de seu punho ou nos braços. Trata-se de um grande erro de maquiagem, pois estas partes do corpo tendem a ser mais escuras do que a pele do rosto. O ideal é aplicar as amostras entre o rosto e o pescoço. Em seguida, é preciso observar qual dos tons irá sumir em sua pele. Esse será o ideal.

A escolha do corretivo nem sempre corresponde ao tom da base ou do pó. Para cada tipo de problema, há uma cor ideal. É por isso que existem corretivos coloridos, pois cada cor neutraliza um tom específico.

Aplique o pó facial, em círculos (Foto: Divulgação)

O momento do preparo

Antes de tudo, ao preparar a pele para a make, é preciso limpá-la, por completo. É um grande erro deixar vestígios de suor, oleosidade ou até mesmo da própria maquiagem, na pele, maquiando-a da mesma forma. Deve-se lavar o rosto com o sabonete indicado para o seu tipo de pele, aplicar um hidratante também específico (este pode conter proteção solar), aplicar um protetor solar (durante o dia) e, somente depois, os outros itens.

A maquiagem da área dos olhos costuma causar confusão. A base, por exemplo, não é indicada para esta região, pois ela mesma poderá fazer com que a pele fique craquelada, mais tarde, mostrando tudo que se quer esconder. O ideal é usar um corretivo cremoso, que tenha o mesmo tom de sua pele.

Tenha cuidado com o excesso de produtos (Foto: Divulgação)

Ao aplicar pó facial, evite concentrá-lo na região dos olhos. Quanto mais produto nesta área, mais os sinais da pele irão aparecer, com o passar das horas. No restante do rosto, a aplicação também deve ser regrada. Se possível, use um pincel adequado e evite excessos. Aplique, também, no pescoço e no colo. De que adianta criar uma camada de 2 centímetros de preparo da pele, ficando com o rosto diferente do restante?

Finalmente, evite aplicar produtos em pó, dando as famosas batidinhas, pois elas fazem com que o produto não se fixe corretamente na pele. Prefira esponjas macias ou pincéis, fazendo movimentos circulares e ascendentes.

Top