Alternativas para a mulher parar de fumar

Alternativas para a mulher parar de fumar

Conheça alternativas para a mulher parar de fumar. Os malefícios do fumo são maiores nas mulheres devido às peculiaridades próprias do sexo, como a gestação…

Por Redacao em 03/12/2014

Conheça alternativas para a mulher parar de fumar. Os malefícios do fumo são maiores nas mulheres devido às peculiaridades próprias do sexo, como a gestação e o uso da pílula anticoncepcional. A mulher fumante tem um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero, menopausa precoce (em média 2 anos antes) e dismenorreia (sangramento irregular). O hábito de fumar enfraquece o cabelo e faz secar a pele, reduz o paladar e o olfato. Além do envelhecimento precoce da pele, devido à falta de oxigenação, o tabaco também inibe a produção de colágeno e elastina, que impedem a flacidez.

Confira: Saiba o que é câncer de tireoide

Alimentos que aliviam a tensão pré menstrual - O cigarro trás malefícios tanto para o homem quanto para a mulher, porém é preciso reconhecer que as mulheres têm mais riscos (Foto: Divulgação)

 

Alternativas para a mulher parar de fumar

Existem diversas alternativas para a mulher parar de fumar e vale a pena tentar e seguir em frente nesse caminho, pois o cigarro mata aos poucos e trás diversos outros problemas para a saúde. Nos sugerimos que os métodos devem ser usados juntos com aconselhamento ou terapia em grupo para aumentar a efetividade. Confira:

  • Inalador de nicotina

É uma espécie de cigarro que não precisa ser aceso, com doses leves de nicotina e mentol. Associa a dosagem controlada de nicotina, à satisfação momentânea do vício (assim como o chiclete), e adicionalmente, há o efeito psicológico em satisfazer o desejo de levar um cigarro à boca.

  • Chiclete de nicotina

O usuário faz uso do chiclete quando sente vontade de fumar, ajudando a reduzir os sintomas de abstinência. Apresenta a vantagem de uma quantidade razoável de chicletes poder ser mascada diariamente, quando der vontade, mantendo a mente e a boca ocupadas. É tão efetivo quanto o emplastro, e também utilizado por 3 meses. Novamente é necessária muita força de vontade.

  • Antidepressivo Bupropiona

É medicação controlada, ou seja, só se consegue comprar com receita apropriada. Apesar de não ter sido criada para combater o tabagismo, ajuda a controlar os sintomas da abstinência. Possui alguns efeitos colaterais como boca seca e dificuldade para dormir. Tem a vantagem de não conter nicotina, portanto, não vicia.

Leia também: Como proteger o estômago do câncer

São diversos os métodos que podem ajudar você a parar de fumar (Foto: Divulgação)

  • O emplastro de nicotina

Tem como objetivo não a substituição do vício pela nicotina, mas tornar os períodos de abstinência mais longos e toleráveis. Age liberando pequenas quantidades de nicotina, o que é de certa forma útil, contrastando com os picos e depressões associadas a outros tipos de medicações, que podem levar a exacerbações dos sintomas de abstinência. É utilizado diariamente por 3 meses.

Acredite que você é capaz de se manter longe do cigarro (Foto: Divulgação)

  • Acupuntura

A acupuntura pode ser um jeito natural muito eficaz para pacientes que querem parar de fumar. Embora não haja estudos científicos que comprovem isso, o tratamento com acupuntura pode ajudar com a desintoxicação e relaxamento do corpo, bem como o tratamento dos sintomas  de abstinência 

  • Vitaminas

As vitaminas A, vitaminas do complexo B, além das vitaminas C e A trazem inúmeros benefícios para quem deseja parar de fumar.

Ervas que ajudam a parar de fumar

Várias plantas medicinais podem também servir de alternativas para a mulher para de fumar. Algumas ervas também são capazes de inibir o consumo em pessoas que cessaram o uso do tabaco recentemente. Já outras podem ajudar a revigorar o pulmão dos danos causados pelo cigarro, removendo várias substâncias cancerígenas do organismo.

Leia mais: Entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya

Veja o que o cigarro faz com a beleza da mulher (Foto: Divulgação)

O kava kava (Piper methysticum) funciona como o Valium, um remédio para depressão e variações de humor, muito comuns em pessoas que pararam de fumar recentemente. A valeriana, muito utilizada no tratamento da insônia, relaxa os músculos tensos e pode ser útil na hora de dormir, principalmente para ex-fumantes que ainda enfrentam as consequências decorrentes de parar de fumar.

O maracujá é uma forte erva relaxante, geralmente utilizada para tratar insônia, mas que funciona muito bem em pessoas que enfrentam ansiedade diurna grave, podendo ser ingerido por quem deseja parar de fumar. A artemísia (Artemisia vulgaris) aumenta os níveis de dopamina no cérebro, causando uma sensação de bem-estar e tranquilidade e já apresentou bons resultados na diminuição do desejo de cigarro por fumantes em pesquisas.

Top