Principais erros ao escolher cortinas

As cortinas são importantes complementos na decoração. Elas garantem a privacidade de um ambiente e ainda controlam a entrada de luz natural dentro do…

As cortinas são importantes complementos na decoração. Elas garantem a privacidade de um ambiente e ainda controlam a entrada de luz natural dentro do cômodo. Todo espaço que tem uma janela merece uma cortina, mas as pessoas costumam ter dúvidas no momento da escolha.

As cortinas deixam a decoração mais funcional e elegante. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Cores de cortina – como escolher

Na hora de comprar uma cortina, diferentes fatores precisam ser avaliados para não prejudicar o visual da casa, como forro, tecido, cor, estampa, comprimento e largura. Uma única falha pode comprometer o efeito da peça na hora de vestir a janela.

Quando o modelo de cortina é escolhido com uma incerteza, o morador pode acabar cometendo erros. Estas falhas comprometem o resultado final da decoração e são capazes de deixar o ambiente com uma desarmonia estética. A cortina inadequada também interfere no conforto e nas sensações.

Erros ao escolher cortinas

Confira a seguir os principais erros na hora de escolher o modelo de cortina ideal para cada ambiente:

As cortinas pesadas devem ser evitadas durante o verão. (Foto:Divulgação)

Cortinas pesadas no verão
As cortinas confeccionadas com tecidos pesados não combinam com a necessidade de frescor no verão. Durante a temporada de calor, vale optar por peças leves, suaves e claras. Até mesmo o forro pode ser dispensado, caso a intenção não seja intensificar a privacidade.

Qualquer tipo de tecido tem o mesmo efeito
Quem não entende de decoração acha que todos os tecidos são iguais. No entanto, a escolha do material é capaz de interferir na atmosfera de cada ambiente. Por exemplo, se a intenção é criar algo mais formal e elegante, então vale a pena apostar na seda pesada ou veludo. Por outro lado, as cortinas de linho ou algodão, combinam com uma estética casual.

Continuar Lendo  Cortinas para decoração, modelos, preços

Cortina estampada é cafona
Muitas pessoas evitam cortinas estampadas porque julgam as peças como cafonas. No entanto, se os móveis e outros acessórios forem lisos, existe a possibilidade de trabalhar com estampas na decoração da janela.

Existem diferentes modos de prender a cortina. (Foto:Divulgação)

Cortinas escuras em ambientes pequenos
Os moradores de uma casa pequena devem evitar a instalação de uma cortina escura. Ao vestir a janela, a peça prejudica a entrada e a difusão da luz, causando a impressão de que o espaço é menor do que realmente é.

A cortina só pode ser presa com varão
O varão não é o único item usado para prender a cortina, também é possível trabalhar com trilho e outros tantos sistemas. O modo de prender deve valorizar o estilo da decoração e o orçamento.

Tanto faz a cor
Os modelos de cortina possuem designs diferentes, que variam principalmente quanto à cor e ao acabamento. Se a intenção é deixar a peça em destaque, então é recomendado apostar em uma cor diferente do restante da decoração. Por outro lado, se o objetivo é fazer a cortina se misturar aos outros elementos, então vale escolher um tom semelhante ao da parede.

Veja também: Decoração com cortinas e persianas

Top