Cores de cortina – como escolher

As cortinas são responsáveis por vestir as janelas e inovar a decoração da casa. As peças desempenham ainda papel fundamental no visual dos ambientes,…

As cortinas vestem as janelas com elegância

As cortinas são responsáveis por vestir as janelas e inovar a decoração da casa. As peças desempenham ainda papel fundamental no visual dos ambientes, criando a sensação de amplitude ou controlando a entrada de luz. Todos os cômodos da casa podem ser decorados com cortinas, mas é necessário ter muito cuidado para não errar na escolha.

Há vários modelos de cortinas a venda nas lojas especializadas, que se diferenciam quanto ao design, cores, tecido e acabamento. As peças têxteis que revestem as janelas funcionam também para garantir privacidade em cada cômodo da casa, ou seja, impede que a vizinhança veja o que acontece no interior da residência.

Uma das principais dúvidas que acometem as pessoas é a definição das cores das cortinas. Diante de tantas possibilidades fica complicado definir qual o tom ideal para cada ambiente e os seus efeitos. Investir em cortinas na decoração é uma boa aposta, afinal, o acessório é barato e consegue transformar cada cômodo da casa.

Aprenda como escolher as cores das cortinas

Cores claras sempre em alta

A cor branca é sempre uma boa opção quando se trata de cortinas

As cores claras e neutras, como é o caso do branco, funcionam perfeitamente para decorar ambientes e fazer as melhores combinações. As peças favorecem a iluminação e a sensação de amplitude, por isso quem deseja aumentar os espaços restritos deve apostar em têxteis de cores neutras ou pasteis.

Em espaços de convívio, como é o caso da sala de estar, trabalhar com cortinas claras é sempre uma solução para clarear o ambiente e deixá-lo mais agradável. A preocupação com o tipo de tecido que veste a janela também se mostra critério fundamental na hora de decorar, afinal, as peças precisam ser fluídas e com caimento para reforçar a proposta de leveza.

Continuar Lendo  Cortinas: dicas, como limpar, conservar

O colorido das cortinas

Na hora de definir as cortinas, tenha cuidado com as cores

Quem deseja colorir o ambiente através das cortinas deve tomar muito cuidado com as combinações. Em cômodos sociais, como sala de estar, procure trabalhar com estampas neutras e até mesmo caracterizadas pelo “tom sobre tom”. Em ambientes internos que indicam maior intimidade, vale apostar em cortinas em cores diferentes.

Extinção dos tecidos brilhantes e estampados

As cortinas estampadas ou com muito brilho são dispensáveis na decoração e podem prejudicar o ambiente. Essa forma de acabamento é muito sobrecarregada, além de dificultar a tarefa de fazer as combinações.

Optar pelas cores mais discretas se apresenta como a melhor alternativa para não cometer pecados ao decorar um cômodo. Lembre-se de que a elegância mora na discrição e simplicidade, não no suposto luxo das cortinas com cores em excesso.

 

Top