Primeira viagem de avião da criança: dicas

A primeira viagem de avião com crianças pode ser um grande problema, tanto para o pequenino, que é obrigado a enfrentar uma situação completamente…

A primeira viagem de avião com crianças pode ser um grande problema, tanto para o pequenino, que é obrigado a enfrentar uma situação completamente nova, como para os pais, que devem tomar alguns cuidados especiais para tornar esse momento o mais agradável possível. Saiba exatamente o que fazer conferindo as dicas para a primeira viagem de avião da criança.

Veja dicas de como distrair crianças durante a viagem.

Algumas dicas podem ajudar durante a primeira viagem de avião. (Foto: divulgação)

Bagagem de mão

Existe uma regra bastante simples e que ajuda os pais na hora de preparar as malas: “Quando menor a criança, maior será a bagagem de mão”. Especialmente em voos mais longos, é preciso que os pais vão preparados para oferecer refeições especiais, brincar, encontrar a posição confortável para acomodar o pequenino enquanto dorme e ainda ter muita paciência.

Alguns dos itens que não podem faltar na bagagem de mão, são:

  • Farmacinha

É bom conversar com um pediatra a levar, na bagagem de mão, alguns remédios que podem ser usados para eventualidades, como um analgésico, antitérmico e antiemético;

  • Kit brincadeira

Para manter a criança entretida, é sempre bom ter em mãos alguns brinquedos, como bonecas ou carrinhos, além de cadernos de atividades e lápis de colorir. É recomendado evitar jogos ou brinquedos que contenham muitas peças, pois eventualmente elas podem cair no chão e causar muita confusão;

Levar livros de atividades e lápis de colorir é uma boa ideia. (Foto: divulgação)

  • DVD portátil

É uma super ajuda para manter a criança entretida. É necessário não se esquecer de levar os fones de ouvido e seguir as orientações dos comissários de bordo sobre o momento em que é possível ligar o aparelho;

  • Roupa

Para garantir o bem estar no desembarque, é indicado que, no caso de crianças menores de 3 anos, sejam levados uma ou duas trocas de roupa completas, além de uma troca completa para os pais, pois acidentes podem acontecer e não será agradável desembarcar com a roupa suja de suco ou papinha;

  • Lanchinhos

As crianças comem com maior frequência, por isso vale a pena ter em mãos alguns biscoitos, chocolates e sucos. Levar frutas é recomendado apenas para viagens curtas, pois elas podem estragar;

Refeições infantis no avião

Ao comprar os bilhetes de viagem é recomendado que seja pedido refeição infantil no avião, pois elas geralmente chegam antes dos pratos comuns e costumam ser servidas com acompanhamentos leves, como iogurtes.

No momento da compra das passagens é indicado solicitar a refeição infantil. (Foto: divulgação)

Escolha bem o voo e os assentos

Uma dica bastante útil é fazer do sono da criança um aliado dos pais. Por isso é recomendado dar preferência a voos noturnos. Outro fator importante é saber escolher bem os assentos. No caso de viagem em 3 pessoas, é melhor dar preferência para as poltronas da fileira do meio, escolhendo os assentos das pontas, pois será difícil algum passageiro comprar a poltrona do meio e as chances da mãe acabar usando as 4 poltronas é bem grande.

Bercinho para bebês

Quem for viajar com crianças de colo deve informar isso no momento da compra da passagem e solicitar o uso do bercinho. Geralmente as mamães são colocadas na primeira fileira, de frente para a parede onde é instalado o bercinho.

Documentos da criança

No caso de voos internacionais, pelo fato do modelo de passaportes brasileiros não informar o nome dos pais é muito importante levar o passaporte da criança, bem como as cópias autenticadas da certidão de nascimento.

Confira alguns pacotes de viagens 2012-2013 para esquiar com as crianças.

Mulheres com crianças de colo devem solicitar o bercinho e não se esquecer dos documentos do bebê. (Foto: divulgação)

O primeiro voo da criança pode ser uma experiência bastante cansativa tanto para o pequenino como para os pais. Seguindo as dicas fica mais fácil garantir o sucesso da viagem e solucionar todos os problemas que possam surgir de maneira mais eficiente.


Top