Receita de carne com vinho tinto

Além de ser consumido da maneira tradicional, o vinho tinto é utilizado na preparação de muitos pratos doces e salgados. Uma das opções é…

Além de ser consumido da maneira tradicional, o vinho tinto é utilizado na preparação de muitos pratos doces e salgados. Uma das opções é a receita de carne com vinho tinto, um ensopado feito com cogumelos, farinha de trigo, legumes e pimenta. Confira:

Deixe sua receita mais saborosa (Foto: divulgação)

Receita de carne com vinho tinto

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de água

1 folha de louro

200 gramas de cogumelos-de-paris limpos e cortados ao meio

1 garrafa de vinho tinto

1 quilo de músculo traseiro picado em cubos de tamanho médio

2 cebolas picadas

2 talos de salsão picados em rodelas

2 cenouras cortadas em rodelas

1 colher (sopa) de manteiga cortada em cubos

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1 xícara (chá) de água

Sal a gosto

Receita leva legumes na preparação (Foto: divulgação)

Modo de Preparo

Veja o passo a passo para a receita de carne com vinho tinto: coloque o vinho e a carne em uma vasilha e ponha na geladeira por no mínimo duas horas e no máximo 12 horas. Depois desse prazo, passe para um prato, polvilhe a farinha de trigo por cima e guarde o vinho utilizado na marinada. Aqueça o azeite no fogo alto, em uma panela de tamanho grande, adicione a carne com farinha e a cebola.

Carne com vinho tinto (Foto: divulgação)

Misture e deixe os cubos de carne dourarem completamente. Junte o salsão picado e a cenoura e mexa durante mais três minutos. Adicione a água, o louro e o vinho reservado, deixe ferver, passe para o fogo brando e coza durante duas horas com a panela tampada. Não se esqueça de mexer a carne com vinho tinto algumas vezes durante esse tempo. Depois que a carne já tiver cozinhado, junte os cogumelos e aguarde o ensopado encorpar. Desligue o fogo quando a carne já estiver macia. Se desejar, adicione manteiga gelada picada em cubos pequenos, mexa e sirva quente.

Continuar Lendo  Sintomas de anemia profunda

Leia também: Frango ao molho de vinho

Carne assada ao molho ferrugem

Top