Previdência Social pelo INSS: entenda tudo sobre

PUBLICIDADE

Ficar por dentro das regras relacionadas à previdência social é importante para quem pretende se aposentar e usufruir dos benefícios concedidos aos seus contribuintes. Entender o que é a previdência social e as mudanças após a sua recente reforma, é essencial para garantir o recebimento.

O que é o benefício da Previdência Social INSS?

A previdência social é um seguro que garante o sustento do contribuinte quando ele não estiver mais apto para trabalhar, seja pelo avanço da idade, acidentes e até mesmo doenças.

O que é o benefício da Previdência Social INSS
Fonte/Reprodução: original

Todo o trabalhador de carteira assinada é filiado ao INSS, responsável pelo gerenciamento do benefício. Autônomos também podem garantir sua aposentadoria pela previdência social, contribuindo mensalmente com o regime.

PUBLICIDADE

Reforma da previdência social: quais ocorreram

A reforma realizada em 12 de novembro de 2019 alterou algumas regras relacionadas ao acesso do benefício por parte dos trabalhadores. São elas:

Idade

Para receber o benefício pela idade, é necessário, para as mulheres, atingir os 62 anos de idade, e para os homens, atingir os 65 anos de idade. A idade é reduzida no caso de algumas categorias profissionais, como policiais, que se aposentam aos 55 anos.

Tempo de contribuição

A reforma determinou que não é mais possível se aposentar somente após o tempo de 15 anos de contribuição, sem completar a idade mínima estipulada.

Valor da contribuição

A porcentagem de contribuição mensal é calculada em cima da renda do trabalhador, variando de 7,5% a 14%. Para autônomos receberem todos os benefícios, a contribuição é de 20% em cima dos rendimentos.

PUBLICIDADE

Valor do benefício

O valor a ser recebido pelo contribuinte é de 60% em cima da média de todas as contribuições mensais feitas desde julho de 1994.

Quais os benefícios que a previdência social oferece?

A previdência oferece uma série de benefícios. Listamos eles abaixo:

  • Aposentadoria por invalidez e idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria especial;
  • Auxílio doença, acidente e reclusão;
  • Pensão por morte e pensão especial;
  • Salário-maternidade e salário-família.

Vale lembrar que com as reformas os benefícios também podem ser alterados.

Como funcionam os regimes da previdência social?

A previdência social possui três regimes distintos:

  • Regime próprio: destinado aos servidores públicos.
  • Regime geral: responsável por conceder o benefício para empregados, autônomos, empregadores e contribuintes individuais.
  • Regime complementar: não é obrigatório, utilizado geralmente de forma individual.

A previdência social é um benefício concedido aos seus contribuintes, que realizam um pagamento mensal para recebê-lo posteriormente. Há várias formas de se aposentar por meio do INSS, e a reforma da previdência estipulou algumas novas regras para o processo.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.