Foram suspensas as perícias médicas do INSS para benefícios por incapacidade

Felipo Bellini 15/01/2022 Notícias

Nesta quinta-feira, 13, o INSS suspendeu a realização de perícias médicas relativas ao programa de reavaliação de benefício por incapacidade. A resolução foi tomada devido à pandemia de Covid-19.

Foram convocados para a revisão do benefício por incapacidade as pessoas que estavam há um período superior a seis meses sem passar pela perícia do INSS e que ainda não tinham data estabelecida para a suspensão do auxílio. Aposentados por invalidez e segurados que recebem o amparo assistencial ao deficiente não estão inclusos neste grupo.

Com a decisão de suspensão, no entanto, algumas coisas mudaram.

O que muda agora com a suspensão das perícias médicas do INSS para benefícios por incapacidade?

O INSS disse que as perícias de revisão que estavam marcadas serão realizadas agora no segundo semestre de 2022, com datas ainda a definir.

O instituto falou ainda que irá informar todas as pessoas que estavam com perícia agendada, e deverão realizá-la na segunda metade do ano, sobre a decisão e também sobre as definições das datas futuras.

O que muda agora com a suspensão das perícias médicas do INSS para benefícios por incapacidade

Fonte/Reprodução: original

Aos segurados que tinham sido convocados para revisão, foi garantido que eles não ficarão sem receber o dinheiro do auxílio até que a nova perícia médica aconteça.

A decisão de suspensão não atinge os mutirões organizados pelo INSS com o intuito de realizar perícia médica que já estavam agendados, ou seja, eles ainda acontecerão como planejado.

Por que suspenderam as perícias médicas do INSS para benefícios por incapacidade?

A decisão pela suspensão dos atendimentos para o processo de reavaliação de benefícios por incapacidade está diretamente associada à pandemia de Covid-19. Conforme o que foi estabelecido no texto divulgado no Diário Oficial, a medida é um meio de contribuir no enfrentamento à situação de emergência na saúde pública desencadeada pela pandemia do coronavírus.

Como posso solicitar a minha?

Para quem já recebe o benefício por incapacidade e teve a perícia suspensa com a decisão do INSS, não é necessário fazer nada. O próprio instituto entrará em contato com cada um dos segurados para agendar uma nova data e passar as demais informações importantes para o processo de reavaliação do benefício.

Mas para aqueles que querem aderir ao programa, é necessário entrar no site Meu INSS, fazer o login, ou criar um, e seguir os passos estabelecidos no portal. É preciso seguir pelas opções “Agendar Perícia” > “Novo Requerimento”. Depois você deve informar se é a primeira perícia (“Perícia Inicial”) ou não (“Perícia de Prorrogação”). Após isso, apenas continue respondendo às solicitações da plataforma e forneça as informações pedidas.

O instituto deve informar qual a data da perícia médica e como isso deve ser feito. O contato do INSS para dúvidas é o número 135.

Outros artigos

Morena Rosa Coleção 2016 Inverno

15/09/2015

Morena Rosa Coleção 2016 Inverno

A Morena Rosa é uma das marcas que mais se preocupa em revelar o que a mulher tem de melhor, tornando o look delas até mesmo uma identidade, estar sempre bonita, sof...

Concurso Agência Nacional de Águas

23/12/2008

Concurso Agência Nacional de Águas

[caption id="" align="alignnone" width="380" caption="Concurso Agência Nacional de Águas "][/caption] A ANA está oferecendo cargos para concurso em 2009. As vagas...