O que é marketing religioso – E como aplicar em 2021

PUBLICIDADE

O que é marketing religioso? Por mais que possa parecer estranho esse termo, não há nada de errado com ele. Talvez seja a sua compreensão que precisa ser ampliada.

Desse modo, quando falamos em marketing associamos rapidamente a vendas, onde, na verdade, toda estratégia de promoção visa um objetivo, que pode ser: venda, popularidade, notoriedade ou mesmo atrair adeptos que é o caso em questão.

Então, o marketing tem o objetivo de ligar duas pontas de um sistema, falando mais claro o contratante e seu público.

PUBLICIDADE

Além disso, hoje as instituições religiosas descobriram que o marketing digital pode ser uma forte ferramenta para jogar seu nome no meio dos pretensos fiéis.

Mesmo ao seu estilo, as instituições religiosas podem ser beneficiadas ao utilizar as estratégias do marketing. Sendo assim, conseguem chegar ao maior número de pessoas possíveis.

Por fim, se você quer saber o que é marketing religioso acompanhe esse artigo até o final. Além de entender verá algumas dicas para aplicar em 2021.

O que é Marketing Religioso?

A estratégia usada pelo marketing é focar nos pontos fortes de seus contratantes, olhando dessa forma, no marketing religioso o forte é a espiritualidade.

Numa instituição religiosa sua espiritualidade é baseada nas suas doutrinas religiosas. 

PUBLICIDADE

Ou seja, de uma forma bem direta, o marketing usará conteúdo baseado na sua teologia.

Dessa forma, a religião fica de lado, e os temas abordados estarão ligados a teologia, você pode estar pensando: como isso funciona?

Usando as técnicas de marketing voltada para as necessidades dos fiéis, assim seus conteúdos são bem aceites e replicados.   

Assim, como o marketing trabalha para expandir os negócios de uma empresa, no âmbito comercial, o marketing religioso divulga doutrinas e ideias.

O marketing religioso tem uma adaptação para ficar no padrão que a sociedade religiosa entende e aceita. Assim os fiéis são prospectados.

O marketing é uma ferramenta de comunicação que as empresas utilizam para mostrar aos clientes as vantagens que possui.

Essas técnicas não são ofensivas, elas são frutos de um estudo de como as pessoas pensam e realizam suas buscas, é como se comunicar na mesma frequência.

Todos usam a comunicação. Então, não é errado uma instituição religiosa usar o marketing religioso para melhorar sua comunicação.

Qual a importância do Marketing Religioso

Quando você entende que o marketing produz materiais voltado às necessidades das pessoas, não podendo pensar numa simples propaganda, visto que isso é uma estratégia.

A importância do marketing religioso consiste que seus conteúdos ajudam a solucionar os problemas dos seus fiéis.

Você percebe que sempre que dessa forma seus conteúdos começam a ganhar valor na sociedade, com o tempo sua igreja terá uma comunidade de seguidores.

Usando o exemplo do marketing digital, hoje existem pessoas que ficam atentas às promoções postadas a cada dia, constrói uma rede de seguidores.

Desse modo, como as instituições religiosas, cada vez que coloca conteúdos voltados à ajuda espiritual, as pessoas ficam habituadas a receber aquele material e tem a instituição como referencial de ajuda, assim nasce o fiel.  

Agora que você entendeu o que é marketing religioso traremos umas dicas práticas de como funciona essas estratégias.

Dicas de marketing religioso

Marketing religioso é usado por diversos segmentos religiosos. Basta entender seu mecanismo e aplicar. No entanto, claro que terá a necessidade de um apoio profissional em algum momento, mas é importante saber o destino.

Defina seu objetivo!

Aqui é seu ponto de partida, é preciso saber onde quer chegar. Todos os próximos passos dependem desse começo. Você pode querer vender um produto, uma ideia ou até mesmo um serviço.

É o caso do chá do santo daime, sendo um produto até então religioso que busca a venda.

Identifique a persona

Dentro de seu objetivo vem a persona, que nada mais é que o público que seu objetivo se direciona.

Você pode querer alcançar jovens, casais sem filhos, casais com filhos ou divorciados, identificar o público é importante para os próximos passos.

Identifique os canais

No momento que tem a persona tudo começa a ter uma tendência, que definiremos agora os canais, os meios que chegará até a persona.

Se sua persona são jovens de 15 a 23 anos, então é preciso entender como chegar a esse público.

A estratégia de marketing religioso saberá quais canais encontrá-los.

Marketing de Conteúdo

Crie conteúdos que sejam do interesse de sua persona. Talvez aqui você precise de ajuda profissional, para chegar mais rápido ao seu objetivo.

Por fim, aqui você entendeu o que é marketing religioso e como agir ainda em 2021 para alcançar seus objetivos.

Então, o que está esperando para investir nessa categoria de negócio hoje mesmo?

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.