Sedes da Copa 2014 serão anunciadas pela Fifa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (20) a Fifa deve anunciar o estádio de Itaquera, bairro da da Zona Leste de São Paulo como sede para a copa…

Nesta quinta-feira (20) a Fifa deve anunciar o estádio de Itaquera, bairro da da Zona Leste de São Paulo como sede para a copa de 2014. Os moradores estão ansiosos para a inauguração do “Itaquerão”, apelido dado para o campo esportivo, e esperam que ele realmente traga o progresso que dizem. O anúncio deve ser realizado a partir das 13h30 desta quinta-feira na Suíça.

Itaquera é conhecido como bairro-dormitório, já que há falta de emprego, universidades, escolas, áreas de lazer e escolas. “Itaquera é um bairro-dormitório. Temos 4 milhões de pessoas só na Zona Leste e 500 mil aqui. As pessoas têm que sair para estudar, trabalhar. A gente tem a expectativa que, com o estádio, venham os benefícios”, afirma o consultor em informática Francisco Carlos da Silva, de 40 anos, nascido e criado em Itaquera. Para 2014, ele aponta o que precisa mudar. “Tem que ter mais transporte, fazer mais vias, avenidas. O acesso ao campo tem que ser livre.”

Silva, morador habituado a brigar por melhorias no bairro criou uma associação que oferece esporte e aulas de informática para a comunidade. Ele vê o “Itaquerão” com ressalvas. “Tenho um lado crítico. A gente não pode jogar nas costas do Corinthians a defasagem da Zona Leste. Estamos com 20 anos de atraso em matéria de transporte, educação, esporte e saúde. Nunca tive acesso a ginásios poliesportivos por aqui.”

Enquanto as melhorias ainda não vêm, os torcedores do Corinthians acompanham a construção do campo esportivo de perto. Todos os dias sempre há moradores que param por alguns minutos para ver a movimentação das máquinas e operários no canteiro das obras. “Moro aqui do lado e todas as manhãs venho para cá. Antes, eu costumava empinar pipa e jogar bola nesse terreno”, conta Arnaldo Veras Ferreira, de 33 anos, na beira da Radial Leste.

Leia Também:  Fifa confirma cidade de São Paulo para a abertura da Copa

Top