Novas regras para IRPF 2016

PUBLICIDADE

A partir de 2016 as pessoas físicas que possuem somente uma fonte de renda, deverão realizar preenchimento de um modelo simplificado de declaração de imposto de renda.  Esse sistema da Receita Federal, vai determinar o valor de imposto a ser pago e restituído pelo órgão. A declaração realizada em 2016 será referente aos rendimentos obtidos em 2015. O cadastro chegará para a pessoa pré-preenchido, com dados como endereço, rendimentos e bens, sendo que o contribuinte poderá alterar as informações que mudaram de um ano para o outro.

Receita Federal sugere declaração para pessoa física (Foto: Divulgação)
Receita Federal sugere declaração para pessoa física (Foto: Divulgação)

Novas regras para IRPF 2016

A ficha referente a declaração de imposto de renda para pessoas físicas distribuída com algumas informações já preenchidas visa evitar erros. Seguindo as recomendações da Receita Federal, 70% dos 28 milhões de pessoas que contribuem com o órgão de maneira Simplificada, ou seja, 17,5 milhões de pessoas, serão impactadas com a nova medida. No entanto, a receita não soube informar a quantidade de pessoas que recebem de apenas uma fonte pagadora.

Veja abaixo a tabela de mudanças das principais regras de 2016 par o imposto de renda:

PUBLICIDADE
Tabela com as mudanças da Receita feitas em 2016 (Foto: Reprodução)
Tabela com as mudanças da Receita feitas em 2016 (Foto: Reprodução)

A Receita Federal não envia e-mails para os contribuintes, mas o órgão avalia a possibilidade de trabalhar com uma caixa postal eletrônica, onde o contribuinte será notificado por meio de um certificado digital exclusivo da instituição. As mudanças não devem alterar o calendário de declarações e caso o sistema responsável pela nova declaração de imposto de renda seja finalizado antes de 2016 a Receita Federal pretende usá-lo nas declarações realizadas antes do prazo determinado para a mudança na maneira de declarar os rendimentos.

Pagamento de impostos através do cartão de crédito ou débito

Quem possui uma fonte pagadora e for pessoa física terá que declarar imposto em 2016 (Foto: Ilustração)
Quem possui uma fonte pagadora e for pessoa física terá que declarar imposto em 2016 (Foto: Ilustração)

Daqui a alguns meses o contribuinte terá uma nova opção para pagamento dos tributos. A Receita Federal aceitará quitações utilizando como forma de pagamento o cartão de crédito ou débito, além do dinheiro à vista e do cheque. A negociação com instituições financeiras já estão  em andamento, para que o contribuinte não tenha nenhum custo com a nova forma de pagamento. A meta do governo federal é que os pagamentos de impostos em 2016 sejam realizados por meio de máquinas instaladas nas Unidades da Receita Federal.

A medida que permitirá o pagamento dos tributos via cartão de débito ou crédito, tem como objetivo diminuir o fluxo de pessoas nas unidades da Receita Federal e com isso, melhorar o atendimento geral da população. Mais uma medida nesse sentido, que será adotada a partir de março de 2016 pela Receita Federal será a permissão para que pagamentos relativos a Previdência Social sejam efetuados por meio da internet.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.