Pós Graduação e MBA: diferenças

Uma das melhores formas de se destacar no mercado de trabalho, é investir no ensino superior qualificado. São diversas as opções de cursos disponíveis…

Uma das melhores formas de se destacar no mercado de trabalho, é investir no ensino superior qualificado. São diversas as opções de cursos disponíveis para os profissionais já formados, dentre elas podemos citar a extensão universitária, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado, etc. Diante dessas opções, muitas dúvidas surgem, em especial, qual a diferença entre MBA e pós-graduação. Conheça abaixo algumas informações que ajudam a compreender as diferenças existentes entre a pós-graduação e a MBA.

Conheça as diferenças entre pós-graduação e mestrado.

O MBA é muito procurado pelos indivíduos da área administrativa. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a pós-graduação

No mercado, existem dois tipos de pós-graduação, o Lato Sensu e o Stricto Sensu. O primeiro tipo (Lato Sensu) colabora com o aperfeiçoamento dos aspectos profissionais em uma área específica. Dessa forma, auxilia no direcionamento ideal para o mercado de trabalho. Esse curso é destinado aos profissionais de diferentes áreas que procuram se destacar no mercado de trabalho. Por outro lado, o tipo Stricto Sensu é direcionado para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, focando nos mestrados e doutorados. Esse tipo de pós está indicado para os profissionais que desejam seguir carreira de pesquisador ou professor universitário. Vale ressaltar que o indivíduo deve realizar o mestrado, antes o doutorado, por aquele exigir maior dedicação do aluno.

Conheça algumas informações sobre a MBA

O termo MBA, surgiu nos Estados Unidos e, após sua criação, diversas escolas e universidades renomadas começaram a oferecer o curso, no exterior. No território nacional, o MBA surgiu há pouco tempo, porém com características um pouco diferenciadas, do método americano.

Do inglês, MBA significa Master Business Administration, que é um tipo de pós-graduação Lato Sensu. Ou seja assim como ela, o MBA especializa e aperfeiçoa o profissional em uma área específica, focando sempre no mercado de trabalho. No entanto, apesar de possuir algumas características da pós-graduação, o MBA se refere à área de business, ou seja, de negócios e gestão empresarial. Assim, a MBA é indicada aos profissionais com menos de três anos de experiência profissional e com um cargo já consolidado, como no caso de gerentes, diretores e presidentes.

Após o término do ensino superior, muitos indivíduos recorrem a realização de cursos especializados. (Foto: divulgação)

Saiba como realizar um MBA no exterior

Uma boa oportunidade para se destacar no mercado de trabalho, é realizar um curso de MBA no exterior. Antes de iniciar o programa, é ideal que o indivíduo conheça a lista de documentos e de exames necessários que variam de acordo com cada universidade. No entanto, independente do local, todas as instituições solicitam que o indivíduo domine o inglês e realize um teste de proficiência, como o TOEFL.

Para se destacar no mercado de trabalho, é ideal realizar pós-graduação ou MBA. (Foto: divulgação)

Uma das melhores formas para se destacar no mercado de trabalho, é realizar cursos especializados, após a formação do ensino superior. Após conhecer as diferenças entre a pós-graduação e o MBA, basta escolher qual o curso ideal para aperfeiçoar seu currículo.

Leia Também:  Cursos Faculdade Mackenzie SP

Saiba mais sobre o curso de mestrado à distância.

Top