Mestrado e Pós-graduação – diferenças

Depois de fazer a faculdade temos que optar por mais um passo. Porém, muitas pessoas não sabem a diferença entre mestrado e pós-graduação. Pós…

Por Editorial MDT em 25/01/2012

Depois de terminar a faculdade é necessário continuar a estudar

Depois de fazer a faculdade temos que optar por mais um passo. Porém, muitas pessoas não sabem a diferença entre mestrado e pós-graduação.

Pós graduação – Especialização

Pós-graduação é um curso feito após a faculdade. Dentro desse conceito existem diversas possibilidades. A especialização e o mestrado são dois tipos de pós-graduação. A Especialização ‘lato sensu’ (do latim “em sentido amplo”) é um curso de pós-graduação que dura em média de 1 a 2 anos. Para entrar nesse curso é necessário ter terminado a faculdade.

Porém, é importante saber que esse tipo de pós-graduação não permite acesso ao doutorado, na maioria das vezes. Entretanto, em alguns países os créditos dos certificados lato sensu podem contar como o primeiro ano de um mestrado na mesma área. Ao participar desse curso, o aluno, já formado, tem a oportunidade de se especializar em uma área específica, podendo ser um assunto ligado ou não a sua área de graduação.

Na área da saúde há uma diferença de nomes em relação a esses cursos. Em medicina a pós-graduação é também denominada de Residência Médica e confere ao profissional o Título de Especialista nas diferentes áreas da medicina.

Com o diploma na mão é hora de escolher a pós-graduação

Mestrado

O Mestrado é um curso de pós-graduação ‘stricto sensu’ (significa sentido estrito), no qual o objetivo é complementar a formação específica do aluno, capacitar o indivíduo a explorar os temas relacionados a área e realizar pesquisas com metodologias adequadas.

Essa pós-graduação aborda os assuntos com uma profundidade maior, se comparada com os temas dos cursos de especialização. Outra diferença importante está na autonomia e na independência que esse curso proporciona ao aluno. O indivíduo é bem estimulado e treinado a buscar por si só a solução de problemas para a realização das pesquisas.

No término do curso, o aluno deve expor, em linguagem apropriada, o trabalho desenvolvido no Mestrado (que pode ser uma dissertação, projeto, análise de casos, produção artística, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, protótipos, entre outras).

A exposição final ocorre frente a uma Banca Examinadora, que vai avaliar a qualidade do estudo daquele aluno. Somente com a aprovação dessa Banca é que se obtém o título de Mestre.

A pós-graduação para médicos é chamada Residência Médica

Toda pós-graduação é um importante passo para o profissional. Dessa forma ele se foca em uma determinada área formando conhecimento aprofundado sobre o assunto. Quem dá esse passo recebe maior prestígio profissionalmente.

Top