Bolsas de doutorado na Alemanha 2014

PUBLICIDADE

Os profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho e ganhar salários maiores não podem deixar de estudar. Os cursos de pós-graduação se revelam fundamentais para construir uma carreira de sucesso, principalmente quando realizados no exterior.

A CAPES escolheu 26 bolsistas para fazer doutorado na Alemanha. (Foto:Divulgação)

Vagas para doutorado na Alemanha

Na última quarta-feira (17), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do edital das bolsas de estudo na Alemanha. O programa selecionou 26 bolsistas para fazer doutorado em diferentes áreas do conhecimento.

Os profissionais escolhidos para estudar na Alemanha participarão das modalidades de doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado. O principal objetivo do programa de bolsas de estudo é formar docentes e pesquisadores de alto nível para consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha. A oferta de vagas para doutorado só está sendo possível graças a parceria da CAPES com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

PUBLICIDADE

Os 26 bolsistas CAPES selecionados para fazer doutorado na Alemanha apresentam excelente qualificação científica e acadêmica. Na modalidade de doutorado pleno, a defesa da tese acontecerá exclusivamente na Alemanha, formando assim doutores em instituições reconhecidas internacionalmente. No doutorado sanduíche, o aluno está matriculado em um curso de doutorado no Brasil, mas vai desenvolver sua tese em território germânico. Por fim, o duplo doutorado é uma modalidade de formação para quem deseja obter a titulação de ambas as universidades (brasileira e alemã).

O programa oferece doutorado pleno doutorado sanduíche e duplo doutorado. (Foto:Divulgação)

A seleção dos bolsistas foi realizada após a análise documental, a análise de mérito e entrevistas. Os aprovados passarão por um curso de alemão. A CAPES se responsabiliza com as principais despesas, como as mensalidades da bolsa, passagens aéreas de ida e volta, auxílio instalação, auxílio deslocamento e seguro de saúde.

Para conferir informações detalhadas sobre as bolsas de doutorado na Alemanha 2014, acesse o edital.

Áreas valorizadas e instituições

Os profissionais selecionados pela CAPES para estudar na Alemanha vão aprofundar os conhecimentos em diferentes áreas, como História, Urbanismo, Antropologia, Geografia, Filosofia, Engenharia Metalúrgica, Farmácia, Direito, Comunicação Visual, Linguística, Políticas Públicas, Educação Física, Microbiologia, entre outras.

A CAPES arca com todos os gastos da viagem para Alemanha. (Foto:Divulgação)

Grandes instituições de ensino na Alemanha são parceiras da CAPES na Alemanha, como Uni Frankfurt am Main, Uni Freiburg, FU Berlin, Uni Erlangen-Nurnberg, Uni Tübingen, Uni Jena, Uni Tübingen, entre outras.

Para ficar informado sobre a abertura de novas vagas para doutorado na Alemanha ou em outros países, acesse o site da CAPES.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.