Graduação Gratuita Em Jogos Digitais

O mercado de jogos eletrônicos tem encontrado um espaço promissor para se desenvolver no Brasil, necessitando assim de profissionais capacitados para criar os games.…

Por Isabella Moretti em 02/09/2010

O mercado de jogos eletrônicos tem encontrado um espaço promissor para se desenvolver no Brasil, necessitando assim de profissionais capacitados para criar os games. As instituições de ensino estão aos poucos lançando cursos que visam à formação do profissional em jogos digitais e despertando principalmente o interesse dos jovens.

Há no Brasil 50 empresas que atuam na área de jogos eletrônicos e tudo indica que esse número vai aumentar nos próximos anos. Ao longo da formação, os alunos aprendem como produzir games para diferentes plataformas e trabalham em especial com as habilidades criativas. Os cursos dessa área, tanto de instituições particulares como públicas, contam com bons laboratórios para estudos e realização de pesquisas a cerca dos jogos digitais.

Ao decorrer da graduação tecnológica em jogos digitais, que dura de três a quatro anos, os alunos adquirem conhecimentos sobre criação e design de games, linguagem audiovisual, história em quadrinhos, desenho anatômico, lógica de programação, design de interface e marketing de games. Os profissionais recebem o treinamento necessário para lidar com as novas tecnologias que invadem o universo dos jogos eletrônicos.

A FATEC (Faculdade de Tecnologia) possui várias unidades espalhadas pelo estado de São Paulo e promove cursos superiores de tecnologia com excelência. Jogos digitais é uma das alternativas de formação, onde os alunos levem em média três anos para concluir esse curso de eixo tecnológico.

A faculdade gratuita de jogos digitais está disponível nas seguintes unidades da FATEC: Baixada Santista, Botucatu, Garça, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Mauá, Praia Grande, Mococa, São Bernardo dos Campos, São José do Rio Preto, Zona Leste e Zona Sul. O curso prepara profissionais para trabalhar em empresas de assessoria e desenvolvedoras de games.

O tecnólogo em jogos digitais trabalha com diferentes tipos de jogos, tanto com reproduções 2D como 3D. Saber organizar um projeto e dominar as ferramentas de criação são recursos indispensáveis para um bom profissional formado pela FATEC. Simuladores, jogos educativos, de ação, aventura e luta são alguns produtos do trabalho. A criatividade é uma importante aliada do tecnólogo para que ele possa montar o contexto do game e as personagens.

Para ingressar no curso de jogos digitais Fatec, é necessário ser aprovador no vestibular organizado pelo Centro Paula Souza.

Top