Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Plantas ornamentais na decoração: dicas

Plantas ornamentais na decoração: dicas

Por Isah

As plantas ornamentais na decoração: dicas são opções que separamos para deixar a sua casa mais charmosa e vistosa. E são várias as espécies para embelezar o espaço. Além de decorarem os ambientes internos e externos, estas plantas conferem mais vida ao local e ainda deixam a casa perfumada. Confira as dicas que separamos para você decorar a casa com plantas ornamentais.

Plantas ornamentais na decoração dicas. (Imagem: Divulgação)

Plantas ornamentais na decoração

As plantas ornamentais chamam atenção pela beleza, já que são cultivadas com uma finalidade estética. No total, especialistas estimam que 3 mil plantas são compostas por uma variedade de plantas que podem ser usadas em decorações internas, como em salas de estar, ou até os jardins, para deixar o espaço vivo e colorido.

As opções de Plantas ornamentais na decoração: dicas que separamos são muito procuradas, pois destacam-se pela forma e cores das folhas e folhagens. Algumas exalam um perfume, exibem frutos e apresentam uma textura de tirara o fôlego.

Decorar a casa com plantas ornamentais é mais simples do que imagina. As espécies podem ser cultivadas utilizando diversos vasos, recipientes, basta usar a criatividade.

Dicas de plantas ornamentais

Antes de escolher a espécie de planta, é preciso certificar-se de que o tipo selecionado serve para ser cultivado em ambientes fechados. (Imagem: Divulgação).

Antes de escolher a espécie de planta, é preciso certificar-se de que o tipo selecionado serve para ser cultivado em ambientes fechados. Especialistas alertam que existem plantas ornamentais que sobrevivem apenas em ambientes externos, já que necessitam de sol. Outras espécies ainda precisam de mais tempo de rega. Confira as dicas das plantas ornamentais perfeitas para determinados ambientes:

– Rafia: É o tipo de planta ornamental muito usada em ambientes internos, principalmente, em salas. A espécie não precisa de muita luz, mas deve sempre estar úmida. No entanto, não é indicado aguar a planta, em excesso.

– Samambaia: Esta é uma espécie usada em ambientes onde há sombra. Isso porque a samambaia é um tipo de Plantas ornamentais na decoração: dicas para locais que não recebem luz direta. Especialistas afirmam que é o tipo de planta que, além de decorara a casa, promove um bem para saúde, já que purifica o ar do ambiente.

– Suculentas: São espécies muito usadas para decorar a casa com plantas ornamentais. Elas são bastante utilizadas em ambientes como salas, cozinhas, banheiros. A vantagem é que são muito vistosas e não precisam de cuidados, em excesso. Algumas espécies, no entanto, necessitam de luz direta para sobreviver.

– Orquídeas: É uma espécie de planta ornamental que surpreende, com as floradas coloridas. Orquídeas gostam de locais com pouca quantidade de sombra, mas precisam de bastante água para se desenvolver. A rega pode ser feita, pelo menos, uma vez por semana.

– Jasmim: Algumas pessoas optam por coloca-la nos quartos, pois, segundo estudos, é capaz de melhorara a qualidade do sono. Se for esta a sua opção, então, não esqueça de colocar a planta no sol, pelo menos três vezes na semana.

Estas são apenas algumas dicas, pois existem centenas de outras espécies. Ainda vale à pena conhecer ainda um pouco da lavanda e da violeta.

Plantas ornamentais para decorar na cozinha

Há vários plantas ornamentais que vivem muito bem em ambientes da casa e não necessitam de muitos cuidados. (Imagem: Divulgação).

Pimenta, manjericão e alecrim são ainda outras opções para decorar a casa com plantas ornamentais, especialmente, a cozinha. Além de enfeitar, perfumam e são utilizadas para o preparo do alimento.

Todas elas, no entanto, assim como as demais plantas ornamentais, necessitam de sol, rega e cuidados, como podas.

São muitas opções de espécies para todos os ambientes da casa. Aproveite para conhecer mais sobre cada uma delas com a seleção de Plantas ornamentais na decoração: dicas.

Benefícios das plantas na casa

As plantas trazer energia positiva e alegram os ambientes da casa. (Imagem: Divulgação).

A natureza é capaz de transformar a decoração, proporcionando charme e beleza. Um dos meios de trabalhar com elementos naturais no visual da casa é usando as plantas ornamentais, ou seja, espécies famosas pela aparência ousada e ao mesmo tempo sofisticada.

As plantas conseguem inovar os estímulos e sensações dentro do lar. Quando bem empregadas no visual do ambiente, elas contribuem com o frescor e liberam fragrâncias agradáveis, capazes de gerar o bem-estar dos moradores.

As espécies ornamentais se revelam perfeitas para inserir o elemento verde na decoração da casa. Além de atrair energias positivas para o cômodo, elas contribuem com a sensação de leveza e se ajustam às necessidades do estilo contemporâneo. Ao invés de decorar os ambientes internos com vasinhos floridos, vale a pena investir numa planta ornamental e deixar a proposta de decoração mais moderna.

Dicas sobre plantas ornamentais

Bromélia é uma linda planta que vai trazer sofisticação ao ambiente. (Imagem: Divulgação).

Como qualquer planta que decora ambientes internos, é importante tomar alguns cuidados com a manutenção. Antes de iniciar o cultivo de uma espécie, procure conhecer as necessidades dela com relação às regas, a iluminação e adubo. O vaso ou jardineira que servirá para o plantio precisa ainda ter um tamanho apropriado para a planta, de modo que não interfira no desenvolvimento das raízes.

Para que a planta ornamental se mantenha bonita por mais tempo, é essencial se preocupar com a sua saúde. Procure criar condições de sobrevivência, apostando principalmente numa terra fértil que forneça os nutrientes que a espécie necessita para se desenvolver. Mantenha o equilíbrio da umidade e faça as podas regularmente.

Entre as plantas ornamentais mais usadas para decorar a casa, vale ressaltar as palmeiras de interiores, bromélias, agave, aspargo, buxina, orquídeas, comigo-ninguém-pode, dracena-de-madagascar, espada-de-são-jorge e samambaia-paulista. Lembrando que a ornamentação da casa pode ser feita com flores, folhagens ou arbustos.

Como decorar com plantas ornamentais?

Espada-de-são-jorge é uma planta que costuma ser usada para afastar o mau-olhado. (Imagem: Divulgação). 

– Procure colocar a planta ornamental próximo a uma fonte de luz natural, como é o caso da janela.

– É possível trabalhar com plantas diferentes lado a lado na decoração, mas elas não podem apresentar necessidades divergentes.

– Alguns lugares da casa são mais apropriados para o cultivo de plantas ornamentais, tais como sala de estar, cozinha, varanda e hall de entrada. Mas, evite colocar elementos paisagistas no banheiro, pois a umidade excessiva e a falta de ventilação danificam as folhas e flores.

– Para evitar as pragas que comprometem a saúde e beleza das plantas, aposte nas pulverizações mensais.

Aproveite as dicas e invista na ornamentação do seu lar.

Recomendado para você
Bem Estar

Tendências de blusas femininas para o verão 2018

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2018 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Site Parque da Xuxa- SP Telefone, Preços

Bem Estar

Armários para banheiros pequenos – Fotos, dicas

Comentários
  1. Ana simoes disse:

    quais tipo de plantas mais indicada para dentro de casa?

  2. sirley de fatima disse:

    gostaria muito de valores! de plantas para sala não muito grande e onde comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *