Isabella Moretti 05/04/2012 Bem Estar

O grafiato é uma técnica que permite deixar as paredes com um acabamento rústico.

O grafiato é um tipo de acabamento que está fazendo sucesso nos imóveis brasileiros, transformando as paredes em verdadeiros painéis decorados com efeitos e cores. A técnica serve como acabamento para paredes internas e externas, demonstrando a capacidade de acabar com a monotonia dos espaços.

Moderno, econômico e prático, o grafiato deixa a decoração mais bonita e não pesa no orçamento da obra. Sua aplicação nas paredes é fácil e dispensa manutenção periódica, sendo superior a outros tipos de revestimentos. Entre as outras vantagens do grafiato, vale mencionar o efeito impermeável e a durabilidade.

Além de deixar a parede com uma estética rústica e personalizada, o grafiato permite a combinação de várias cores. Por exemplo, a massa pode ser aplicada numa única parede do cômodo e depois contar com camadas de tinta. A proposta é capaz de criar um painel decorativo, no qual a parede texturizada incorpora uma cor diferente.

O efeito do grafiato na parede.

Para esclarecer suas dúvidas a respeito do acabamento, confira a seguir perguntas e respostas sobre grafiato:

Quais os tipos de grafiato que existem?
Há no mercado de construção três tipos de grafiato que proporcionam o efeito ‘enrugadinho’ nas paredes, são eles: malha 8 (visual mais rústico), malha 10 (mais usado) e malha 12 (produz riscos finos e mais delicados). A escolha do acabamento ideal depende da preferência dos moradores e das necessidades do ambiente.

Qual o grafiato indicado para interiores? E para exteriores?
O tipo malha 12 é o mais indicado para ambientes internos porque sua ranhura é fina e cria um efeito estético mais discreto. Já no caso de fachadas, os especialistas recomendam a malha 8 para obter um efeito mais robusto e visível. Em casos de dúvidas, prefira o intermediário malha 10.

Quais as principais vantagens do grafiato?
O grafiato garante facilidade na limpeza, apresenta durabilidade e protege a parede com uma camada de 2 a 3 centímetros.

Textura e grafiato: quais as diferenças?
Apesar de ambas proporcionarem efeitos decorativos nas paredes, os resultados são bem diferentes. O grafiato cria ranhuras para obter o efeito rústico, enquanto a textura procura trabalhar com desenhos geométricos com certa uniformidade no acabamento.

Como deixar o grafiato com mais efeito?
Uma forma de deixar o acabamento mais bonito e original é investindo numa camada de verniz com glitter para obter uma superfície com brilho. O grafiato perolado e o envelhecido são outras possibilidades interessantes.

A parede da casa foi repaginada com a ajuda do grafiato.

 

Outros artigos

Como fazer ligação de celular para DDI

13/11/2012

Como fazer ligação de celular para DDI

Para falar com parentes e amigos que moram no exterior ou que estejam passeando em outros países, atualmente existem ótimas opções disponibilizadas por meio da inter...