Piercing na boca: riscos

Na adolescência é comum as pessoas optarem pelo uso de piercings e tatuagens. O que é mais preocupante nessa fase da vida é que…

Por Editorial MDT em 16/12/2012

Na adolescência é comum as pessoas optarem pelo uso de piercings e tatuagens. O que é mais preocupante nessa fase da vida é que nem todos sabem sobre os cuidados necessários para que esses meios de expressão não se tornem prejudiciais a saúde. As complicações são ainda maiores quando os piercings são feitos na boca. Saiba quais os riscos do uso de piercing na boca.

O uso de piercings na boca pode comprometer a saúde bucal. (Foto: divulgação)

Piercing na boca

O uso de piercing bucal é uma prática cada vez mais comum entre os jovens, que oferece riscos a saúde. Mesmo com uma excelente higiene bucal, os usuários de piercings não estão livres das doenças, que podem ser desde simples inflamações até casos mais graves, como o câncer. Uma pesquisa realizada com 80 usuários de piercing na língua mostrou que todas apresentaram alterações histológicas.

Os problemas causados pelo uso prolongando de piercings na língua, bochecha e lábios ainda são poucos discutidos pela odontologia. Existem ainda poucos estudos sobre o assunto, mas é fato que quando perfuradas as estruturas orais perfuradas apresentam risco de infecção por causa da quantidade de bactérias na boca.

Veja também piercing na língua, cuidados 

Riscos do uso de piercing na boca

Dentre as consequências de colocar os piercings na boca estão os riscos de:

  • Fratura nos dentes;
  • Halitose (mau hálito);
  • Periodontites;
  • Infecção;
  • Inflamação severa na língua.

    Lesões e infecções podem ser causadas pelo uso de piercings na boca. (Foto: divulgação)

O piercing pode acumular resíduo e criar um ambiente mais propício para o desenvolvimento de cáries. Mas como os adolescentes acham tudo bobagem, o melhor caminho é orientar sobre os cuidados em vez de tentar convencê-lo a não colocar o piercing. A higiene é fundamental para evitar os problemas com o piercing na língua ou nos lábios.

Cuidados com uso de piercing bucal

  • Não toque no piercing sem lavar bem as mãos com sabonete antisséptico;
  • Não morda o piercing, pois isso pode causar traumas nos dentes. Ficar girando a peça também não é indicado, pois pode lesar a mucosa;
  • Nos casos de infecção, procure um médico ou dentista para avaliar o caso e indicar o tratamento correto;
  • Faça bochechos com produtos antisséptico bucal sempre que ingerir algum alimento.

    É preciso ter cuidados com o uso de piercings na boca. (Foto: divulgação)

Veja também perigos do piercing em cada parte do corpo

O uso de piercing oferece riscos à saúde bucal quando não usados e higienizados corretamente. Mesmo com todos os cuidados de higiene, os riscos de traumas e outros problemas ainda estão presentes, afinal a mucosa bucal é lesada durante a perfuração com o piercing. Portanto, avalie as necessidades e os perigos do uso desse método antes de optar pelo uso do mesmo.

 

 

 

 

Top