Decoração com a cor preto – ideias

O preto é uma cor que pode ser usada de forma elegante e moderna na decoração. Além de ser neutro, ele ressalta a personalidade…

Sofás pretos decoram a sala de estar

O preto é uma cor que pode ser usada de forma elegante e moderna na decoração. Além de ser neutro, ele ressalta a personalidade de um determinado espaço e ajuda a montar uma composição mais ousada. Quando o branco cai na monotonia e não acrescenta charme ao visual da casa, pode ser bem interessante recorrer ao preto.

Móveis, revestimentos e objetos são capazes de reforçar o preto na decoração, mas é importante tomar muito cuidado com o uso dessa cor. Apesar de ser fácil de combinar, a cor pode sobrecarregar os ambientes e comprometer a iluminação, por isso a necessidade de dosar o seu uso.

O uso do preto na decoração

O preto se apresenta como onipotente e contemporâneo em todos os aspectos. Sóbria, a cor não cai facilmente da moda e assume caráter atemporal. Antes de arriscar numa decoração com ênfase no preto, é necessário conhecer o significado da cor e quais suas influências na rotina dos moradores.

Apesar de possuir a fama de sombrio, macabro e misterioso, o preto pode se apresentar na decoração como um elemento de elegância. A psicologia das cores adverte que ele pode influenciar no comportamento das pessoas, aumentando a sensação de isolamento do mundo. Por essas e outras é necessário fazer as melhores combinações e se apropriar do tom com cautela, para não transformar o seu lar na casa da Família Adams.

Busque o contraste das cores na decoração com preto

Ideias para trabalhar com o preto na decoração

A beleza do preto e branco numa sala monocromática

1. Preto e branco: uma ideia charmosa de decoração que está sempre sendo retomada nos projetos. Antes de definir como trabalhar com as cores contrastantes, determine qual será o estilo da decoração e prefira inserir formas originais, para os ambientes não ficarem cansativos. Os pisos instalados com o padrão tabuleiro de xadrez é uma opção interessante de preto e branco, tal como a estampa de listras e arabesco.

Leia Também:  Hidratação Caseira para Cabelos Ressecados

Em um espaço pequeno procure usar a cor escura com moderação, já em ambientes amplos, não tenha medo de ousar ao fazer as composições criativas.

2. Parede na cor preta: uma forma diferente e ousada de inovar o revestimento vertical dos cômodos da casa. A parede negra é misteriosa e impactante, mas consegue deixar o ambiente mais sofisticado. A ideia ajuda a criar espaços moderninhos, além de favorecer a pouca iluminação que uma sala de TV necessita para ser aconchegante.

Parede do quarto pintada de preto

3. Móveis pretos: ao trabalhar com móveis pretos, procure marcar o contraste com outras cores mais vivas ou mesmo com o branco. Lembre-se de que o trabalho com essa mobília vai romper a monotonia da decoração e deixar os espaços mais atrativos.

4. O preto no banheiro: o ambiente sanitário costuma se apresentar nas casas em cores mais claras e suaves, mas o acabamento com pastilhas de vidro na cor preta pode dar um efeito bem elegante ao cômodo.

5. Têxteis: Não é comum o uso de tecidos preto na decoração, isso porque causa uma sensação fúnebre e quase que macabra. Uma peça têxtil preta pode aparecer na visual do ambiente de forma complementar e sem destaque.

Aproveite as dicas e inove na decoração do seu lar, deixando-o ousado, moderno e charmoso.

Top