Perigos do piercing em cada parte do corpo

Colocar brincos e adereços no corpo por meio de perfurações é um costume antigo, utilizado até mesmo por tribos indígenas. Embora, possa ser esteticamente…

Por Editorial MDT em 24/06/2012

Colocar brincos e adereços no corpo por meio de perfurações é um costume antigo, utilizado até mesmo por tribos indígenas. Embora, possa ser esteticamente bonito, os piercings podem causar complicações à saúde e o que era para ser um acessório para e deixar a pessoa mais interessante ou bonita, torna-se um motivo de preocupação.

Língua: bactérias aumentam o risco (Foto: divulgação)

Um estudo publicado pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, concluiu que 20% dos furos dos piercings levam a sangramentos e infecções. As áreas mais críticas são a boca e os genitais, regiões muito úmidas e que já tem micro-organismos. Mas, se você quer mesmo colocar um piercing, o ideal é ir ao médico antes, fazer uma avaliação e pedir medicamentos que possam barrar infecções. A saúde também precisa estar perfeita quando for fazer a perfuração, por isso, se não estiver se sentindo bem, espere se recuperar.

No umbigo podem ocorrer cistos (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Língua e gengiva

Ter um piercing na língua ou na gengiva é um risco grande para a saúde, uma vez que esses locais servem de moradia para milhões de bactérias. Em contato com essas mucosas, o piercing poderá originar infecções. Outros riscos são ter um sangramento prolongado, dor e inchaço na região, ferimentos na gengiva e estrago dos dentes por causa do contato com a joia.

Orelha

É um dos locais mais seguros, se o piercing for colocado na parte mais mole os riscos são semelhantes aos de quem põe um brinco. Agora na região mais dura, se houver uma infecção pode haver até mesmo uma necrose ou morte do tecido. A cicatrização também é mais lenta.

Na parte mais dura da orelha, a cicatrização é mais demorada (Foto: divulgação)

Mamilo

Além de ser uma região de grande sensibilidade, os mamilos ficam em contato com a roupa, e o atrito com o tecido pode ser prejudicial. Além disso, o risco de que comece a sair secreções dos mamilos existe, assim como abscessos (infecções com pus e envoltas por um tecido inchado e inflamado abaixo da aréola) constantes e que causam dores.

O resultado até pode ficar bonito, mas é preciso cuidado (Foto: divulgação)

Umbigo

O umbigo é uma área úmida e isso combinado à peça de metal poderá causar infecções e até proliferação de fungos. A presença de um corpo estranho na pele pode causar a formação de cistos na região e por consequência exigir até mesmo uma cirurgia para sua retirada.

Saiba mais: Famosos com piercing

Piercing – Dicas, Cuidados e Algumas Fotos Interessantes

Genitais

O risco é alto, porque essas áreas possuem muita umidade e uma presença grande de micro-organismos. Corre-se o risco de ter infecções de natureza grave que podem levar até mesmo à infertilidade. Se a higiene não for feita de modo correto, a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis pode ser facilitada, além de lesões e deformidades na vagina ou no pênis.

Top