Perigos do chá Santo Daime

Conheça os perigos do chá Santo Daime, uma bebida alucinógena que pode afetar a mente e até mesmo causar problemas de saúde. O chá,…

Conheça os perigos do chá Santo Daime, uma bebida alucinógena que pode afetar a mente e até mesmo causar problemas de saúde. O chá, tomado frequentemente em seitas religiosas, voltou a ser alvo de discussões após a morte de Rian Brito, neto de Chico Anysio.

Perigos do chá Santo Daime. (Foto Ilustrativa)

Perigos do chá Santo Daime. (Foto Ilustrativa)

Rian Brito desapareceu em fevereiro, após passar pelo shopping na Zona Sul do Rio de Janeiro e realizar um saque bancário. A família mobilizou as redes sociais e a mídia televisiva para encontrar o rapaz de 25 anos. Após alguns dias de intensa procura, Rian foi encontrado morto por um pescador, em Quissamã, no Norte Fluminense. O corpo foi levado ao IML e os legistas descobriram que a causa da morte foi afogamento. No entanto, os pais de Rian acreditam que o grande responsável foi o chá Santo Daime.

Leia mais: Santo Daime: Efeitos, Hinos, Religião

Perigos do chá Santo Daime

Santo Daime é uma seita que surgiu no interior da Floresta Amazônica, no início do século XX. O movimento religioso prega a realização de cultos, a fim de encontrar um equilíbrio entre o corpo e a alma. Para fazer contato com as entidades espirituais, os participantes do grupo tomam um chá, preparado a partir de uma erva chamada ayahuasca.

O chá de ayahuasca é uma bebida psicoativa, preparada com cipó jagube e arbusto chacrona. Essas plantas, populares entre os indígenas, são misturadas em um processo que recebe o nome de “feitio”. Logo após tomar o chá, os membros da seita dizem sentir o poder da floresta e imergem em outras esferas, a fim de desfrutar de novas experiências espirituais.

O chá Santo Daime é liberado no brasil para rituais religiosos. (Foto Ilustrativa)

O chá Santo Daime é liberado no brasil para rituais religiosos. (Foto Ilustrativa)

O chá Santo Daime tem o consumo liberado no Brasil, pois faz parte de um ritual religioso. Na Europa, no entanto, a bebida é proibida.

Leia Também:  10 parques temáticos para você visitar em 2016

Saiba mais: Maconha: efeitos, consequências

Selecionamos os principais perigos do chá Santo Daime. Veja:

Gera dependência química

O chá Santo Daime oferece mais riscos psicológicos do que físicos, como é o caso da dependência química. Quem consome a bebida com frequência pode ficar dependente dela, pois ela age no organismo como qualquer outro tipo de droga.

Intensifica problemas psiquiátricos

A bebida intensifica problemas psiquiátricos. (Foto Ilustrativa)

A bebida intensifica problemas psiquiátricos. (Foto Ilustrativa)

O consumo de Ayahuasca pode piorar o estado de quem sofre com algum distúrbio psiquiátrico, como transtorno bipolar, síndrome do pânico e esquizofrenia. Por conta disso, as seitas sérias realizam uma triagem dos membros para determinar aqueles que estão aptos para tomar o chá ou não.

Pode contribuir com desnutrição e fraqueza

Quando o consumo do chá cria uma dependência, a pessoa pode desenvolver problemas físicos. Rian Brito, por exemplo, chegou a perder 40 quilos e ficou internado no hospital. Vale lembrar que, além de tomar a bebida em excesso, o rapaz também fazia jejuns prolongados.

Veja também: Tratamento contra as drogas

Como foi possível perceber, os perigos do chá Santo Daime existem quando o consumo acontece de forma desenfreada. De qualquer forma, novos estudos precisam ser realizados sobre essa substância psicoativa. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top