Perigos com ar condicionado

Os perigos com ar condicionado, na maioria das vezes, são ignorados diante do desconforto causado pelas altas temperaturas. As pessoas não estão dispostas a…

Os perigos com ar condicionado, na maioria das vezes, são ignorados diante do desconforto causado pelas altas temperaturas. As pessoas não estão dispostas a suportar o calor na hora de trabalhar, dirigir ou aproveitar os momentos de lazer, por isso adquirem o hábito de acionar o equipamento.

Perigos com ar condicionado. (Foto: Divulgação)

O ar condicionado está presente em praticamente todos os lugares: em casa, no trabalho, no banco, no shopping ou no restaurante. O que muitas pessoas não sabem é que essa tecnologia pode causar sérios danos à saúde. A ameaça se torna ainda mais preocupante no caso de quem sofre com alergias respiratórias.

Veja também: Ar condicionado: vantagens e desvantagens

Perigos com ar condicionado

Confira a seguir os perigos com ar condicionado e aprenda como lidar com eles no dia-a-dia para não prejudicar a saúde:

 Desconforto respiratório

O nariz tem, como principal função, filtrar e umidificar o ar inspirado para que ele chegue de forma agradável aos pulmões. No entanto, a presença do ar condicionado no ambiente pode prejudicar esse mecanismo fisiológico. O equipamento esfria e retira a umidade do espaço, por isso acaba causando o ressecamento das vias respiratórias.

O ar condicionado pode agravar problemas respiratórios. (Foto: Divulgação)

Quando a exposição ao ar condicionado é contínua, a pessoa pode sentir desconforto na hora de respirar. Ela também pode sofrer com tosse e garganta seca por causa da alteração na qualidade do ar.

Crises alérgicas

Um ambiente climatizado pode ser um verdadeiro pesadelo para quem sofre de alergia. O ar condicionado aumenta a intensidade e a frequência das crises alérgicas, como é o caso da asma, rinite e sinusite.

Infecções

O ar condicionado parece um eletrodoméstico inofensivo, mas na verdade, ele é um grande causador de infecções. O ar frio paralisa os cílios que revestem a mucosa nasal, o que prejudica a varredura de bactérias e fungos para fora do organismo. O equipamento aumenta as chances de infecções no trato respiratório, como é o caso das gripes, resfriados e até mesmo pneumonias.

O ar aumenta as chances de infecções. (Foto: Divulgação)

Como prevenir os danos causados pelo ar condicionado?

Algumas medidas simples podem ser adotadas para prevenir os problemas de saúde causados pelo ar condicionado. Confira:

Leia Também:  Terapia de Casal, Onde Fazer

• É fundamental realizar a higiene do ar condicionado, removendo todas as impurezas que ficam acumuladas no filtro.

• Além de se empenhar na limpeza do equipamento, também é necessário realizar a troca do filtro pelo menos uma vez por ano.

• Os danos causados pela baixa umidade do ar podem ser combatidos com a hidratação. Por isso, é recomendado tomar bastante líquido e lubrificar as vias aéreas.

É essencial limpar o ar condicionado. (Foto: Divulgação)

Agora que você já conhece os perigos com ar condicionado e sabe como combatê-los, coloque as dicas em prática e preserve a sua saúde.

Top