Como saber se o cachorro está com febre

PUBLICIDADE

Um cachorrinho, apesar de ser considerado o melhor amigo do homem, possui evidentes divergências em comparação ao ser humano, de forma que uma das quais ainda permanece desconhecida é o ato de medir a febre em cães.

Para um cão normal e saudável, a temperatura corporal oscila entre 38,5 a 39,5, diferentemente do ser humano que varia entre 35 a 37,4 graus, de forma que muitos donos podem se apavorar ao verem esses índices. Outro ponto a considerar é que o cão apresenta sintomas de febre, ao passo que esse mal pode ser rapidamente identificado e assim tratado com rapidez. Saiba mais quais são:

Veja como identificar se o seu cãozinho está com febre (Foto: Divulgação)

Sintomas da febre

De forma diferente de alguns humanos e animais, existem os sintomas de febre canina, que são de fácil identificação: os primeiros deles são o focinho seco e os olhos lacrimejantes. Em alguns casos a visão do pet fica embaçada, podendo então ser notadas diferenças comportamentais no senso de direção do animal.

PUBLICIDADE

Em outros casos há falta de apetite, apatia e nervosismo, de forma que quando o quadro se agrava podem ocorrer tremores (assim como nos seres humanos), tonturas e até mesmo vômitos.

O focinho do cão fica seco e notam-se diferenças comportamentais no cão (Foto: Divulgação)

Como medir a febre de um cão

Medir a febre de um cão não é muito difícil. Basta ter em mãos um termômetro comum – não é necessário um termômetro específico para cães – e vaselina. Higienize bem material e deixe o mercúrio até 35°C. Após lubrificar o item, introduza o termômetro no ânus do pet por cerca de dois minutos e cheque a temperatura.

Existem termômetros especiais para cachorros que são introduzidos no ouvido do pet, todavia é importante sempre deixar um item específico para os cuidados médicos do bichinho e outro para o uso pessoal da família.

Detectada a febre, leve o seu amiguinho imediatamente a um veterinário (Foto: Divulgação)

Atenção!

É muito importante recorrer imediatamente ao veterinário após o diagnóstico de febre no cão. Problemas como cinomose canina, alergia alimentar, intoxicações, entre outras doenças comuns em cachorros podem afetar o seu melhor amiguinho e contribuir com a diminuição de sua expectativa de vida.Por isso, seja responsável e assegure a saúde e bem estar de seu pet.

 

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.