Ar condicionado: vantagens e desvantagens

Com o calor tão intenso do verão, alguns brasileiros resolvem adotar um ar-condicionado em casa. O equipamento é eficiente porque deixa as áreas com…

O equipamento de refrigeração possui prós e contras.

Com o calor tão intenso do verão, alguns brasileiros resolvem adotar um ar-condicionado em casa. O equipamento é eficiente porque deixa as áreas com um clima mais fresco e arejado, superando muitas vezes o desempenho do ventilador convencional.

As novas tecnologias desenvolvidas para ar-condicionado já são capazes de surpreender. As empresas especializadas na fabricação apostam em comandos mais fáceis de manusear, menos barulho no funcionamento, facilidades na instalação e menor gasto de energia. Os equipamentos que chegam as lojas também estão conseguindo satisfazer a busca por portabilidade.

O ar-condicionado, independente do modelo, funciona através de um sistema de refrigeração. Desta forma, o calor é retirado do ambiente fechado, tornando a área muito mais agradável de ficar.

Na hora de optar pelo melhor equipamento, é importante verificar quais as necessidades do espaço que será refrigerado e determinar a potência certa. Depois de conhecer as características de cada ar-condicionado, fica mais fácil escolher entre os modelos de janela, split ou portátil.

O uso do ar-condicionado possui prós e contras. Confira as informações a seguir e descubra se realmente é válido comprar o equipamento.

Vantagens

O ambiente com ar-condicionado fica mais arejado.

O ar-condicionado é vantajoso em vários aspectos, principalmente para quem busca conforto em um ambiente bem arejado. O equipamento retira o ar quente do ar, demonstrando mais eficiência do que o ventilador na hora de refrescar.

As versões mais avançadas não emitem tanto barulho e funcionam de forma silenciosa, como é o caso do ar-condicionado split ou multsplit. Em uma área sem janelas e com muitas pessoas circulando, o sistema de refrigeração promete deixar o lugar mais agradável. Sem excesso de calor, o arranjo físico se torna mais propício para se concentrar nas atividades, principalmente estudos e calor.

Leia Também:  Água de berinjela emagrece

O espaço com ar-condicionado impede o excesso de transpiração e também reduz as chances de passar mal em decorrência do calor.

Desvantagens

O ar-condicionado aumenta as chances de sofrer com problemas respiratórios.

Alguns malefícios estão relacionados ao uso do equipamento de refrigeração, principalmente no que diz respeito à saúde. Um ambiente com ar-condicionado fica mais ressecado, o que acaba aumentando as crises de rinite, sinusite e bronquite. Quando a limpeza do aparelho não é feita adequadamente, os filtros de ar acabam acumulando fungos e bactérias que também desencadeiam alergias.

O corpo que se desloca de um lugar quente para outro refrigerado sofre uma espécie de choque térmico, o que acaba comprometendo a imunidade. Quem fica em constante contato com o ar-condicionado precisa tomar bastante água e lubrificar as vias aéreas para evitar os desagrdáveis problemas alérgicos.

Top