Ar condicionado: vantagens e desvantagens

Isabella Moretti 29/02/2012 Bem Estar

O equipamento de refrigeração possui prós e contras.

Com o calor tão intenso do verão, alguns brasileiros resolvem adotar um ar-condicionado em casa. O equipamento é eficiente porque deixa as áreas com um clima mais fresco e arejado, superando muitas vezes o desempenho do ventilador convencional.

As novas tecnologias desenvolvidas para ar-condicionado já são capazes de surpreender. As empresas especializadas na fabricação apostam em comandos mais fáceis de manusear, menos barulho no funcionamento, facilidades na instalação e menor gasto de energia. Os equipamentos que chegam as lojas também estão conseguindo satisfazer a busca por portabilidade.

O ar-condicionado, independente do modelo, funciona através de um sistema de refrigeração. Desta forma, o calor é retirado do ambiente fechado, tornando a área muito mais agradável de ficar.

Na hora de optar pelo melhor equipamento, é importante verificar quais as necessidades do espaço que será refrigerado e determinar a potência certa. Depois de conhecer as características de cada ar-condicionado, fica mais fácil escolher entre os modelos de janela, split ou portátil.

O uso do ar-condicionado possui prós e contras. Confira as informações a seguir e descubra se realmente é válido comprar o equipamento.

Vantagens

O ambiente com ar-condicionado fica mais arejado.

O ar-condicionado é vantajoso em vários aspectos, principalmente para quem busca conforto em um ambiente bem arejado. O equipamento retira o ar quente do ar, demonstrando mais eficiência do que o ventilador na hora de refrescar.

As versões mais avançadas não emitem tanto barulho e funcionam de forma silenciosa, como é o caso do ar-condicionado split ou multsplit. Em uma área sem janelas e com muitas pessoas circulando, o sistema de refrigeração promete deixar o lugar mais agradável. Sem excesso de calor, o arranjo físico se torna mais propício para se concentrar nas atividades, principalmente estudos e calor.

O espaço com ar-condicionado impede o excesso de transpiração e também reduz as chances de passar mal em decorrência do calor.

Desvantagens

O ar-condicionado aumenta as chances de sofrer com problemas respiratórios.

Alguns malefícios estão relacionados ao uso do equipamento de refrigeração, principalmente no que diz respeito à saúde. Um ambiente com ar-condicionado fica mais ressecado, o que acaba aumentando as crises de rinite, sinusite e bronquite. Quando a limpeza do aparelho não é feita adequadamente, os filtros de ar acabam acumulando fungos e bactérias que também desencadeiam alergias.

O corpo que se desloca de um lugar quente para outro refrigerado sofre uma espécie de choque térmico, o que acaba comprometendo a imunidade. Quem fica em constante contato com o ar-condicionado precisa tomar bastante água e lubrificar as vias aéreas para evitar os desagrdáveis problemas alérgicos.

Outros artigos

Cursos gratuitos SENAC Alagoas 2014

21/05/2014

Cursos gratuitos SENAC Alagoas 2014

Os interessados em obter qualificação profissional encontram, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, uma série de opções, como os cursos gratuitos SENAC Alag...

Vagas de Estágio na F.Biz Novembro 2009

11/11/2009

Vagas de Estágio na F.Biz Novembro 2009

Estão sendo oferecidas vagas de estágio pela agência digital F.biz para São Paulo. As oportunidades são para atuar em núcleos da agência, como criação, atendi...

Profissões Que Prometem em 2011

18/02/2011

Profissões Que Prometem em 2011

Trabalhar. Acho que esse é o verbo que mais funciona no mundo atual. Vivemos num mundo globalizado onde temos que ter um determinado poder aquisitivo para fazer ...