Perguntas para fazer numa reunião de pais

Perguntas para fazer numa reunião de pais

A reunião de pais e professores é muito importante para seu filho, pois este é o momento em que você utiliza informações e estratégias…

Por Editorial MDT em 30/08/2012

A reunião de pais e professores é muito importante para seu filho, pois este é o momento em que você utiliza informações e estratégias para ajudá-lo a crescer e se tornar responsável. Fazer perguntas durante a reunião é indispensável, porém muitos pais não sabem o que devem perguntar nesse momento. Pensando nisso, selecionamos dicas de perguntas para fazer em uma reunião de pais.

A reunião de pais e professores é o momento de fazer perguntas e definir estratégias para melhoria do aprendizado da criança (Foto: divulgação).

Educação é também responsabilidade dos pais

É um erro achar que a escola tem total responsabilidade no desempenho escolar das crianças. Pesquisas feitas em todo o mundo apontam que o envolvimento familiar na educação escolar dos filhos é muito importante para o desenvolvimento e desempenho dos pequenos.

Uma das principais formas de participar da vida escolar dos filhos é conversando com o professor durante as reuniões. Esse momento é muito importante tanto para os pais, quanto para os professores. Durante as reuniões, os pais ficam sabendo mais sobre o desempenho dos filhos e ainda podem receber orientações dos professores de como ajudar o pequeno com os problemas que apresenta.

A reunião de pais é um momento de conversa, onde são tratadas formas e estratégias de melhora da qualidade de educação das crianças. Por isso, é importante que os pais tenham em mente o que perguntar para o professor em relação ao seu filho.

Na reunião de pais, o professor orienta sobre como agir quando o filho não quer fazer a tarefa sozinho (Foto: divulgação).

Veja também como se comportar em uma reunião de pais

Dicas de perguntas para fazer numa reunião de pais

1. Meu filho participa das aulas: é importante perguntar se ele participa das aulas fazendo as tarefas e participando das demais atividades. Nesse momento o professor pode dizer sobre o interesse do seu filho sobre as aulas.

2. Como é a relação do meu filho com os amigos: é possível saber se a criança está se relacionando bem com os colegas e respeitando as regras da escola. A criança muito agitada ou tímida demais pode ser sinal de que algo está errado.

3. Devo ajudar nas tarefas: os pais sempre ficam em dúvida sobre ajudar os filhos na tarefa ou não. O professor pode ajuda-los sobre quais as melhores atitudes em relação ao dever de casa.

4.  Como ajudar no dever de casa: os pais devem colocar para o professor que o filho só faz a atividade na companhia dele, dessa forma o professor pode orientá-lo a estimular a criança a ter autonomia. Pois os pais não devem fazer a tarefa para os filhos.

5. Como posso participar mais da escola: o professor pode orientá-lo sobre as formas de participação da vida escolar do seu filho. As escolas possuem projetos e associações para que os pais participem mais da educação dos filhos.

6. Como a escola avalia o desempenho da criança: os pais devem perguntar aos professores sobre as forma de avaliação do aluno, sobre as médias exigidas e trabalhos. É importante também saber o desempenho do seu filho quanto as notas atingidas.

7. Pergunte em relação às faltas: o professor deve falar sobre suas faltas nas aulas e justificar-se diante delas. Da mesma forma, o professor deve orientar sobre a importância do aluno não faltar às aulas.

A reunião de pais é importante para que os pais saibam mais sobre a educação dos seus filhos (Foto: divulgação).

Leia também sobre os problemas que mais aterrorizam os pais 

A participação dos pais nas reuniões de pais e professores é muito importante para a educação dos filhos. Esse momento deve ser usado para esclarecer dúvidas em relação ao desempenho e comportamento do pequeno, portanto é indispensável que os pais façam perguntas aos professores sobre a vida escolar dos seus filhos.

Top