Quem pode perder o benefício com o fim do pente-fino do INSS?

Felipo Bellini 19/08/2021 Notícias

Cerca de 170 mil segurados foram chamados para regularizar o benefício. Cartas foram enviadas aos beneficiados que foram selecionados através de dados irregulares.

O INSS deu um prazo limite de 60 dias para que os convocados compareçam a fim de resolver o problema, caso contrário, perderão o benefício que recebem. Portanto, o mais indicado é evitar deixar para resolver outro dia.

Como é feito o pente-fino do INSS?

O exame deverá ser agendado em 30 dias e comparecer à agência para que a perícia possa acontecer de acordo com hora e data marcados. No aplicativo Meu INSS o resultado sairá no mesmo dia às 21 horas, portanto o beneficiário terá a oportunidade de fazer a verificação do mesmo.

A análise feita pelo perito poderá ser encontrada na opção Laudos Médicos e oferecerão uma série de informações importantes, caso ocorra de haver alguma recorrência. 

É importante lembrar que para agendar a perícia, o selecionado pode acessar o site Meu INSS e escolher a opção Agendar Perícia ou ligar para o número 135.

Quem pode perder o benefício com o fim do pente-fino do INSS?

Fonte/Reprodução: Portal Meu INSS

Quem pode perder o benefício com o fim do pente-fino?

Ficarão de fora do benefício, aposentados com mais de 60 anos que recebam a aposentadoria por invalidez ou pensão e os segurados do auxílio-doença que recebem há 15 anos o benefício e possuam 55 anos de idade ou mais. além de pessoas portadoras do vírus HIV e outros beneficiários que recebem há mais de 10 anos os seguros. 

Os selecionados devem reunir todas as informações possíveis, caso estejam irregulares às vistas dos peritos, que possam comprovar a impossibilidade de retornar ao trabalho e exercer sua função.

Papéis como exames médicos, laudos e demais avaliações com profissionais serão importantes nesse momento e farão toda a diferença aos segurados preocupados em regularizar e não perder o benefício.

Caso os beneficiários sejam de baixa renda e tenham sido notificados através da carta, também será necessário comprovar que o total da renda familiar é inferior a um salário mínimo. 

A entrega desses documentos pode ser feita nas agências físicas após ter agendado no Meu INSS ou através da central de atendimento no número 135, por fim, há a opção de fazer a contestação online na opção Cumprimento de Exigência.

Outros artigos

Tudo sobre a Black Friday Brasil 2016

17/11/2016

Tudo sobre a Black Friday Brasil 2016

Confira tudo sobre a Black Friday Brasil 2016 e aproveite ofertas incríveis em diversas lojas físicas e também de e-commerce. As promoções podem ser uma ótima oportu...

Novo Volt 2015: lançamento, preços, fotos

14/04/2014

Novo Volt 2015: lançamento, preços, fotos

Em tempos ecologicamente corretos, os carros híbridos são uma excelente alternativa para ajudar na diminuição da emissão de poluentes, contribuindo para que o meio a...

Estilo – Fernanda Lima

01/11/2011

Estilo – Fernanda Lima

Fernanda Lima é uma das mulheres mais influentes do Brasil atualmente. Com o seu programa na rede Globo, Amor & Sexo, a beldade gaúcha que já foi modelo super be...