Penteados que afinam o rosto

Existem quatro tipos básicos de formatos de rosto: quadrado (em que as medidas da testa e do maxilar são semelhantes), oval (as medidas da…

Por Editorial MDT em 10/01/2013

Existem quatro tipos básicos de formatos de rosto: quadrado (em que as medidas da testa e do maxilar são semelhantes), oval (as medidas da testa e do queixo são menores que as bochechas), triangular (o queixo é menor que as bochechas e a testa) e redondo (o rosto forma uma circunferência quase perfeita). Para todos os casos, existem truques que causam a ilusão de que as medidas são diferentes. Tais truques podem ser feitos com cortes de cabelo, maquiagem e penteados. Tudo depende de como as cores são postas, na pele, imitando contornos, ou como os cabelos se destacam, mudando o contorno da face. Os penteados para rosto redondo, por exemplo, procuram causar a impressão de que este está mais fino.

Coque com fios laterais laterais soltos, até a altura do queixo, ajudam a afinar o rosto (Foto: Divulgação)

Os penteados que afinam o rosto devem ser considerados, na hora de apostar num visual especial. Assim, dá para sair nas fotos com uma imagem diferente. Os truques são ótimas opções pois, muitas vezes, a mulher está com um rosto maior, mas a mudança é passageira (como uma gravidez, por exemplo) e ela não quer aparecer assim, nos lugares. Em outros casos, a forma redonda é genética e não pode ser mudada. Sendo assim, é bom se familiarizar com detalhes que disfarçam o formato. A seguir, selecionamos algumas sugestões de penteados úteis, nesta tarefa.

Coques que afinam o rosto

A primeira imagem ilustra um exemplo de coque que afina o rosto. Ele é adequado, pois deixa que alguns fios caiam sobre a face, disfarçando o seu tamanho e causando a ilusão de que estão mais finos. A altura do queixo é um detalhe importante, para este tipo de truque. Outra caraterística é que os cabelos não esticados demais. Quanto mais puxados eles forem, mais o rosto aumentará em tamanho.

Outros penteados

O topete ajuda a afinar o rosto (Foto: Divulgação)

Quem deseja fazer um penteado com cabelo solto também pode apostar em modelos que ajudam a afinar o rosto. A foto, acima, mostra um topete não muito volumoso, com os fios laterais soltos. Este tipo de estrutura na parte do topo da cabeça ajuda, muito, a alongar a face. Caso opte por topete e cabelos presos, a dica é puxar alguns fios, nas laterais. É bom lembrar, sempre, que qualquer tipo de penteado que deixe as bochechas à mostra vai fazer com que elas pareçam maiores. Então, é bom soltar alguns cabelos. Se estes forem na altura do queixo, será ainda melhor.

Cabelo meio preso, mais alto no topo e franja lateral (Foto: Divulgação)

O penteado da cantora Adele é mais um exemplo de cabelos presos, mas não totalmente, com volume no topo e franja lateral solta. Perceba como o rosto dela parece mais fino. Para completar, os fios que sobraram podem ser jogados, de lado, dando ainda mais charme ao look. Estas são apenas algumas dicas de penteados, que trazem as principais ideias, na hora de tentar afinar o rosto. As variações são numerosas, podendo ser escolhidas, de acordo com o estilo de cada pessoa.

Veja dicas para cortar os cabelos: Cortes de cabelo para rosto redondo

Saiba como se maquiar: Maquiagem para afinar o rosto

 

Top