Avós que mimam demais os netos: como lidar

Os avós costumam mimar demais os netos, fazendo tudo o que eles desejam. Tudo isso pode se tornar um prejuízo a educação dos pais…

Os avós costumam mimar demais os netos, fazendo tudo o que eles desejam. Tudo isso pode se tornar um prejuízo a educação dos pais para com os filhos. Entretanto, os avós podem ajudar os pais ao invés de exagerar nos mimos. Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com avós que mimam demais os netos.

Os avós não devem exagerar nos mimos aos netos. (Foto: divulgação)

Mimos dos avós

Os pais devem respeitar os avós, ser sinceros e delicados com os mesmos. Quando as crianças possuem uma relação com eles, os laços familiares são ampliadas e novas oportunidades de conhecer os mais velhos e de aprender o respeito com eles. Em grande parte das famílias os pais se desentendem com os avós por conta dos exageros nos mimos.

Os problemas com os avós começam a aparecer no primeiro filho. Pois é muito comum eles quererem dar conselhos aos pais. Eles amam muito os netos e pensam que por serem mais experientes têm mais cuidados que os pais. O problema é quando a forma de criar muda de uma geração para outra e isso começa a causar conflitos. Além disso, cabe aos pais educar os filhos da sua maneira e dar sempre a palavra final.

Os avós devem ajudar na educação dos filhos sem mimos. (Foto: divulgação)

Veja também mãe em dobro, como ser uma boa avó 

Como lidar com avós que mimam demais os netos

1. Avó não é segunda mãe: as avós devem exercer seu papel de avó e não de mãe. A criança deve entender esse parentesco e aprender que devem respeitar tanto os pais quanto os avós, mais que a palavra final é sempre dos pais;

Leia Também:  Edição limitada de perfume da Yves Saint Laurent

2. Impor limites: os pais devem impor limites e dizer não para o filho, já que os avós podem ser facilmente convencidos pela criança. Além disso, os avós costumam realizar todos os desejos e sonhos dos netos que devem ser limitados;

3. Avós que cuidam dos netos: os avós que cuidam todos os dias os netos não devem contrariar as regras estabelecidas pelos pais. Isso faz com que as crianças se sintam mais seguras e tenham mais facilidades para aceita-las;

4. Os avós podem agradar os netos: se não for todos os dias, os avós podem fazer agrados para os netos e oferecer balas, chocolates e outros. Afinal, os pequenos sabem que a casa dos avós é um local diferente;

5. Avós podem ajudar na educação dos netos: eles podem ajudar nas opiniões, porém devem ter limites. Se as opiniões não forem favoráveis, o ideal é ficar quieto diante da situação e só acrescentar algo que seja aceito pelos pais.

Os pais devem estabelecer limites para os mimos dos avós. (Foto: divulgação)

Veja também principais erros na educação dos filhos 

Os avós que mimam demais os netos podem prejudicar a educação dos mesmos. Por isso, os pais devem impor limites para que os filhos não desrespeitem as regras estabelecidas em casa. Além disso, os avós devem ter consciência de que a última palavra deve ser sempre dos pais e que eles devem respeitar isso.

Top