Pele seca: como hidratar em casa

Quem tem pele seca sabe o quanto é sofrido mantê-la sedosa e bonita. As dificuldades são tão numerosas, quanto àquelas características da pele oleosa.…

Quem tem pele seca sabe o quanto é sofrido mantê-la sedosa e bonita. As dificuldades são tão numerosas, quanto àquelas características da pele oleosa. Toda cútis tem uma camada mais externa, composta por gordura e água. É o chamado manto hidrolipídico. Esta camada protege a pele contra o ressecamento, a descamação, as manchas e a invasão de bactérias e fungos. Quando existe alguma deficiência neste manto, a cútis tende a ficar desidratada e com pouca lubrificação. Por isso, o aspecto do rosto ou corpo torna-se tão ressecado. Há pessoas que possuem uma pele tão seca, que chega a aparecer ferimentos, em sua superfície, causando muito incômodo. Além disso, a desidratação da cútis faz com ela envelheça precocemente. Linhas de expressão e rugas aparecem, mais cedo, nas pessoas que sofrem com este problema. O que fazer, então? A resposta é hidratar, hidratar e hidratar.

O ressecamento da pele acaba escondendo a sua beleza (Foto: Divulgação)

Como hidratar pele seca

É importante ressaltar que os cuidados com pele seca devem diários. Não se pode ter preguiça de aplicar cremes e outros produtos, todos os dias. É bom lembrar que, no verão, a pele fica mais ressecada, pois perde água. Já no inverno é a falta de óleo que irá fazer com que se sinta ainda mais incômodo. Em suma: dedicação, durante o ano todo!

Em primeiro lugar, é sempre válido repetir que a beleza começa dentro da pessoa. Assim, é preciso manter as células do corpo hidratadas, tomando muita água, diariamente (de 2 a 3 litros, para que a pele seja beneficiada). A alimentação também é importantíssima e deve se rica em nutrientes. Além disso, deve-se investir em produtos adequados para este tipo de pele. Todos os dias, é preciso lavar o rosto com sabonete específico, tonificá-lo e hidratá-lo, seja com cremes comuns ou com produtos anti-idade. Estes são os cuidados básicos para hidratar pele seca em casa.

É um erro usar sabonete em barra, na pele seca (Foto: Divulgação)

Contudo, existem ressalvas. O sabonete em barra para pele seca não é indicado. É melhor dar preferência às versões líquidas. Outro ponto importante é evitar adstringentes e produtos com álcool, pois eles irão piorar o estado da cútis. Água quente e esfoliantes com grânulos também não são indicados. Para finalizar os cuidados diários, a dica é sempre dar preferência pelos cremes com filtro solar.

Leia Também:  Como se Preparar para uma Viagem Dicas

Máscaras para pele seca

O abacate está entre os alimentos mais eficazes para hidratação de pele seca (Foto: Divulgação)

Para otimizar a hidratação de pele seca em casa, vale a pena investir em máscaras naturais. Bons aliados para hidratar são, por exemplo, abacate, mel, aveia, maçã ou iogurte. Confira a matéria, abaixo, e aprenda receitas caseiras:

Veja receitas com banana e abacate: Máscara caseira para pele seca

Saiba como limpar corretamente a pele seca: Como limpar pele seca

Top