Como limpar pele seca

A pele ressecada é um problema que incomoda muita gente. Cada pessoa tem um tipo de pele e poucas estão satisfeitas. Isso acontece porque…

A pele ressecada é um problema que incomoda muita gente. Cada pessoa tem um tipo de pele e poucas estão satisfeitas. Isso acontece porque todos os tipos têm lá suas vantagens e desvantagens. Embora a pele oleosa, por exemplo, seja um grande transtorno, a pele seca pode se mostrar ainda pior.

A pele seca exige maior hidratação

Todos nós sentimos nossa pele ressecada, às vezes. Isso pode ser um problema momentâneo ou não. Quando está muito frio, por exemplo, a pele se resseca rapidamente, por esta razão, utilizamos grande quantidade de hidratante, manteiga de cacau etc. Até mesmo no calor excessivo, a falta de umidade do ar causa o mesmo efeito na cútis. Quando ficarmos mais velhos, acontecerá a mesma coisa pois com o passar do tempo, a pele ficará mais seca.  Isso acontece devido à carência de hidratação, causada pela diminuição e envelhecimento das células sebáceas, bem como pela falta de água. Vento muito seco (quente ou gelado) faz com que a água da pele evapore com mais rapidez.

Leia mais em: Cuidados diários com a pele seca

Porém, não são somente essas as causas do ressecamento da pele. Hábitos equivocados, fatores genéticos ou mesmo fases de estress e depressão também ressecam a pele do corpo todo.

O cuidado mais importante a se ter com esse tipo de pele é a hidratação. Devem ser evitados os hábitos que facilitem o ressecamento das células, como banhos em excesso, por exemplo. Da mesma forma, o rosto resseca, por isso, os cuidados com essa parte do corpo devem ser ainda maiores. A pele seca, além de ficar sem viço e brilho, pode ainda esfarelar e se irritar causando muito desconforto e até mesmo ferimentos, o que favorece o ataque de fungos e bactérias.

O excesso de ressecamento pode ferir a pele, facilitando a entrada de bactérias

Limpando a pele seca

A pele seca exige o uso de produtos específicos para a sua limpeza. O processo, que deve ser feito diariamente, envolve três etapas comuns a todos os outros tipos de pele: limpeza, tonificação e hidratação.

Limpeza básica: Evite sabonetes muito agressivos ou em barras. É indicado usar o leite ou loção cremosa de limpeza sem enxágue. Se ainda assim você tiver de usar um sabonete, opte pelos neutros, como os de bebê. Em relação à esfoliação, faça-a apenas uma vez por semana. Este processo remove as células mortas da pele, porém, se feito em excesso, retira a camada de proteção natural da epiderme, ressecando-a ainda mais.

Tomar bastante água ajuda a hidratar a pele

Tonificação: O tônico não pode conter álcool, pois isso aumentará o ressecamento. É importante que se faça sempre, a tonificação, preparando a pele para o hidratante. O tônico elimina os últimos vestígios de impureza, equilibra o pH e fortalece o tônus.

Hidratação: Extremamente importante para e pele seca. É indispensável que você faça a hidratação diária. Se repetir o processo de limpeza (no máximo duas vezes ao dia), reaplique o hidratante.

Veja: Máscara caseira para pele seca

Com estes simples cuidados, você evitará que sua pele se resseque ainda mais. Se o seu caso está incomodando além da conta, o indicado é que você procure um dermatologista e siga o tratamento de acordo com as instruções do médico. Não se esqueça de tomar bastante água, pois esse hábito favorece a hidratação do corpo todo.

Top