Pele bronzeada: mitos e verdades

A pele é o maior órgão do corpo humano, presente em toda a área externa e sendo composta de várias camadas. Manter a pele…

A pele é o maior órgão do corpo humano, presente em toda a área externa e sendo composta de várias camadas. Manter a pele bronzeada no verão, é o desejo da maioria das mulheres, porém é necessário tomar alguns cuidados com esse órgão tão importante para nossa proteção. Conheça alguns mitos e verdades sobre a pele bronzeada.

O excesso de sol pode ser prejudicial para a pele. (Foto: divulgação)

Importância da proteção solar

Para enfrentarmos o verão, com um bronzeado saudável, é preciso ter alguns cuidados com os efeitos nocivos do sol. Uma pequena quantidade de sol é importante para que o nosso organismo produza vitamina D, porém esta quantidade é inferior a necessária para produzir o bronzeado. Quando em excesso, o sol pode causar problemas à saúde, incluindo o câncer de pele.

O excesso de exposição solar causa envelhecimento da pele, e segundo a Organização Mundial de Saúde, causa aproximadamente 60 mil mortes por ano em todo o mundo. O valor estimado é de 99% dos casos sejam por melanoma e outros tipos de câncer provocados pela radiação ultravioleta. Sendo assim, o uso de proteção solar é indispensável para nossa saúde.

A pele bronzeada exige alguns cuidados. (Foto: divulgação)

Veja também como conseguir o bronzeado perfeito para o verão 

Mitos e verdades sobre a pele bronzeada

1. Pele bronzeada significa pele saudável.

Mito. Ao contrário do que se imagina, a pele bronzeada está criando uma defesa. Com o excesso de sol a pele passa a produzir mais melanina com a intenção de proteger a pele.

2. Pessoas negras não precisam usar protetor solar.

Mito. Apesar de a pele negra ser mais resistente, ninguém está totalmente protegido contra o câncer de pele. Sendo assim, o protetor solar deve ser usado sempre e com fator mínimo de proteção 15.

Continuar Lendo  Dicas de maquiagem para Carnaval 2015

3. O bronzeamento ajuda a disfarçar as manchas de acne.

Verdade. Ao contrário do que se pensa, o sol não cura a acne, porém ajuda a disfarçar as manchas causadas por elas. Com o aumento da produção de melanina, as manchas ficam mais imperceptíveis.

4. Alimentação ajuda no bronzeamento da pele.

Verdade. Uma alimentação balanceada ajuda no bronzeamento da pele, pois estimula a produção de melanina. Aposte nas saladas coloridas, como frutas e legumes ricos em caroteno, pois são os mais indicados.

5. Pele bronzeada não deve ser hidratada.

Mito. A pele bronzeada deve ser hidratada e merece cuidados especiais, pois ajudam a mantê-la saudável e bonita. Aposte no uso de cremes hidratantes específicos para seu tipo de pele.

O uso de protetor solar é indispensável para um bronzeado saudável. (Foto: divulgação)

Veja também cremes que deixam a pele bronzeada 

A pele bronzeada exige cuidados especiais, pois a exposição solar pode ser prejudicial a pele. O uso de protetor solar é indispensável para todos os tipos de pele, pois os raios ultravioletas podem causar danos à saúde. Aposte nas hidratações pós bronzeamento e tenha uma pele mais bonita e saudável.

Top