Saiba o que fazer se o filho repetir de ano na escola

O período escolar está terminando na maioria das escolas e, com ele, chega o momento tão esperado tanto para pais quanto para os alunos:…

O período escolar está terminando na maioria das escolas e, com ele, chega o momento tão esperado tanto para pais quanto para os alunos: os resultados finais. Algumas escolas promovem o período de recuperação para aqueles alunos que não alcançaram a média final, porém, mesmo assim, alguns alunos ficam retidos. Portanto, se o seu filho está nessa situação, saiba o que fazer se o seu filho repetir de ano na escola.

Antes de mais nada, é preciso saber os antecedentes, pois a criança não repete de ano apenas no final dele, mas durante todo o percurso anual. Como você reagiu à essa notícia? Ela era esperada ou foi uma surpresa? Se você se encaixa no segundo caso, o problema pode estar na sua casa, com a sua indiferença com relação à escola do seu filho. Não é apenas a escola que deve fazer o papel, pois os pais também devem estar presentes.

Então, se houve muitas reclamações na escola, se você não participou das reuniões de pais ou se nunca abriu os cadernos do seu filho, passe a fazer tudo isso no próximo ano, porque há crianças que não sabem o valor da responsabilidade escolar e, como percebem que os pais não ligam para essa questão, deixam-na de lado e não se comprometem.

Sendo assim, vá à escola e converse com a diretora, a coordenadora e os professores do seu filho. Somente assim você poderá compreender o que aconteceu com ele. Os pais devem saber como os seus filhos se comportam na escola, tanto com os professores como com os colegas, pois o comportamento pode ser sinal de que algo está errado com eles.

Leia Também:  Base que se adapta ao tom de pele

Por isso, é hora de olhar para o seu filho com cuidado a partir de agora, já que ele passará por maus momentos sabendo que todos os seus colegas de classe saberão que ele é repetente. Isso causará um sentimento de fracasso nele, o que pode lhe causar danos psicológicos. Sendo assim, antes dele voltar para a escola, converse bastante com ele, dizendo que você passará a olhar os seus cadernos e a participar das reuniões na escola e que, do mesmo modo, pedirá para que os professores dêem atenção especial a ele. E complete dizendo que essa situação é normal e que o próximo ano só lhe servirá para que ele aprenda mais e melhor.

Se preferir, contrate a ajuda de profissionais como professores particulares ou psicopedagogos. No entanto, não se esqueça que a melhor companhia para o seu filho é você, que tem uma relação especial com ele.

Nesse momento tão difícil, a criança precisa, antes de tudo, da atenção dos seus pais, pois a repetência pode ser apenas um dos sintomas de que algo não vai bem na sua casa. Desse modo, aprenda a enxergar os seus filhos através das suas ações, ao invés de simplesmente culpá-los por algo sintomático. Somente assim você poderá tornar as suas vidas melhores e mais dignas.

 

Top