Pedra na vesícula sintomas e tratamento

Pedra na vesícula sintomas e tratamento

Pedra na vesícula sintomas e tratamento. No começo, pedra na vesícula sintomas e tratamento pode parecer apenas indigestão. Principalmente depois de consumir alimentos com…

Por Editorial MDT em 19/05/2015

Pedra na vesícula sintomas e tratamento. No começo, pedra na vesícula sintomas e tratamento pode parecer apenas indigestão. Principalmente depois de consumir alimentos com mais gordura. Depois, a dor pode ser bastante desagradável. Entenda sobre essa doença, seus sintomas e como tratar depois de diagnosticada.

Pedra na vesícula sintomas e tratamento

O primeiro sintoma pode ser confundido com má digestão (Foto Ilustrativa)

Especialistas explicam que algumas pedras na vesícula, também chamadas de cálculos biliares, podem ser assintomáticas. Ou seja, eles existem no organismo, mas não se manifestam em dores ou algo do tipo, que possa incomodar. No entanto, há outros tipos que podem causar dores bastante incômodas na região direita da barriga, na parte superior, pode ser sentidas até na área das costelas.

Pedra na vesícula: o que fazer?

O que causa pedra na vesícula?

Diabetes, obesidade, hipertensão (a temida e famosa pressão alta), fumar, uso contínuo de anticoncepcionais, além de uma vida sedentária, sem a prática periódica de atividades físicas, estão entre as causas de pedras na vesícula. Mas, além disso, se a alimentação tiver muitas gorduras e carboidratos, e poucas fibras podem colaborar para isso também.

O médico deverá ser consultado para diagnosticar o melhor tratamento (Foto Ilustrativa)

Como cuidar?

Se os sintomas surgirem, um médico especializado deve ser consultado. Fique alerta se, principalmente, houver febre e náuseas. O tratamento, dependendo do tipo de pedra, pode ser por meio de medicamentos, que diluem as pedras cirurgia, com pouco tempo de internação em um hospital, ou as chamadas ondas de choque, que fragmentam os cálculos. Mas todas as possibilidades serão avaliadas por um médico devidamente capacitado.

Dicas

Siga uma dieta alimentícia saudável, com bastante fibras e balanceada (Foto Ilustrativa)

Não fume e tenha uma dieta alimentícia bastante equilibrada, priorizando fibras e pouca gordura. A gordura pode elevar o nível do colesterol, o que gera as pedras na vesícula sintomas e tratamento. Esteja dentro do peso ideal para sua estatura e tipo físico. Lembre-se de que a pré-disposição genética pode colaborar para o desenvolvimento de pedras na vesícula e, uma pesquisa recente, sugere que mulheres têm até três vezes mais chance de desenvolver a doença. Principalmente entre grávidas, com excesso de peso e que adotam o processo de reposição hormonal. Então, caso faça parte de um desses grupos, tenha ainda mais atenção e cuidado com a saúde. Sempre com acompanhamento médico.

No caso, um médico especialista em aparelho digestivo poderá dar orientações de como prevenir a formação de pedras na vesícula e escolher o melhor tratamento após a confirmação do diagnóstico. E atenção para os exames de rotina, para casos em que a doença não apresenta sintomas, apenas é identificada em exames de check up, por exemplo. Mantenha a saúde em dia!

 

Top