Os principais erros ao falar em público

Se você faz apresentações para grandes quantidades de pessoas, seja no trabalho ou na faculdade, e quer ter mais sucesso com elas, não pode…

Se você faz apresentações para grandes quantidades de pessoas, seja no trabalho ou na faculdade, e quer ter mais sucesso com elas, não pode deixar de conhecer os principais erros ao falar em público.

Para obter sucesso ao falar em público, é preciso ter cuidado para não cometer alguns erros (Foto: Divulgação)

A tarefa de falar em público costuma ser um verdadeiro terror para muita gente, que só de pensar em ficar na frente de muitas pessoas já têm calafrios e tremedeiras. Mas para outros, apresentar-se diante de um grande público é algo bastante simples e corriqueiro.

Para esses que fazem apresentações em público com facilidade, é fundamental prender a atenção da plateia e se conectar a ela, para que o sucesso planejado seja alcançado. Mas nem sempre os oradores conseguem atingir esse objetivo, devido a vários erros cometidos por eles.

Medo de falar em público: como superar

Como se portar em uma apresentação em público

Os principais erros ao falar em público

Usar o slide o tempo inteiro é um dos principais erros dos oradores (Foto: Divulgação)

Um dos principais erros ao falar em público, de acordo com especialistas na arte da oratória, é deixar os slides como centro da apresentação, ficando apenas como um “auxiliar” deles. O ideal é desligar o equipamento assim que terminar de mostrar as informações, pois assim o público não terá algo para desviar a atenção enquanto a conversa continua.

Outro equívoco de muitos oradores é não manter contato visual com a plateia, desviando o olhar para o alto, para os lados ou para o fundo da sala. Para prender a atenção do público é fundamental olhar diretamente para eles, passando os olhos por todos os cantos onde há pessoas.

Continuar Lendo  Diversão a bordo: Temporada de cruzeiros começa em outubro

Algo que também prejudica a apresentação é se movimentar demais e fazer muitos gestos, o que contribui para desviar a atenção da audiência. Se não tiver jeito, a movimentação e a gesticulação devem ter correspondência com aquilo que você está dizendo.

Outros erros comuns

Movimentar-se e gesticular em excesso também prejudica a apresentação (Foto: Divulgação)

Entre os erros de oratória, também vale citar a fala exagerada, principalmente quando são repetidas muitas informações ou palavras vazias (“então”, “errr”, “ããã”, etc). Para que o público assimile o que foi apresentado, é preciso haver um tempo de silêncio, que não deve ser muito longo.

Os erros cometidos por quem fala em público incluem ainda a incapacidade de lidar com imprevistos e o ato de ensaiar em frente ao espelho. No primeiro caso, problemas como falta de energia, não funcionamento dos slides e barulhos na vizinhança podem acabar com a apresentação, se o orador não tiver jogo de cintura para se adaptar.

Já no caso do espelho, treinar com o próprio reflexo não é muito eficaz, pois não permite identificar vícios e falhas. A melhor opção é filmar o ensaio, simulando as condições reais da apresentação, e observar no vídeo o que precisa ser mudado.

Top