Como se portar em uma apresentação em público

Falar em público é um desafio e tanto para algumas pessoas. Caso também tenha dificuldade em fazer apresentações, mesmo que seja para um número…

Falar em público é um desafio e tanto para algumas pessoas. Caso também tenha dificuldade em fazer apresentações, mesmo que seja para um número pequeno de pessoas, saiba que você pode contornar esse problema colocando em prática algumas dicas.

Como diminuir o nervosismo para falar em público

Para diminuir o nervosismo na hora de se apresentar é fundamental que você conheça o assunto sobre o qual irá discursar. (Foto: Divulgação).

Para diminuir o nervosismo na hora de se apresentar é fundamental que você conheça o assunto sobre o qual irá discursar. Quanto maior for o seu domínio sobre o tema, mais tranquilidade você terá para passar o que precisa para a plateia.

E para evitar situações embaraçosas, pense em perguntas que podem ser levantadas durante a sua apresentação e estude as respostas para cada uma delas. Dessa forma, você vai reduzir ao máximo a possibilidade de se perder ou de esquecer alguma coisa durante a apresentação.

Com o discurso pronto, você deve treiná-lo. Pratique o que vai falar o maior número de vezes possível. Procure treinar inclusive detalhes que podem ajudá-lo a passar mais credibilidade durante a apresentação, como gestos, intensidade de voz, velocidade da fala, pausas etc. Pratique também na presença de amigos e peça para que eles o orientem sobre algum tique, vício ou postura que possa parecer inconveniente.

Saiba mais sobre como superar o medo de falar em público.

Como se portar em uma apresentação em público

Para passar uma boa imagem durante a apresentação, você deve manter a atenção sobre sua postura e a forma de se expressar. (Foto: Divulgação).

Já na hora da apresentação, você deve manter a atenção sobre sua postura e a forma de se expressar. Abaixo, separamos algumas dicas de como se portar durante o seu discurso. Confira!

Leia Também:  Como fazer palestras divertidas: Guia Completo de Palestras

• Não tenha pressa para começar. Verifique se tudo está em ordem antes de iniciar a apresentação;

• Fale olhando para todos os lados da plateia, Além disso, procure manter uma intensidade de voz moderada. Isso ajuda a passar estabilidade emocional;

• Em caso de branco, repita a última frase para tentar lembrar a sequência da apresentação. Se não funcionar, diga que voltará no assunto mais a frente;

Veja também: Como se comportar durante processo seletivo de empresas.

Fale sempre com emoção. Isso irá ajudá-lo a demonstrar interesse pelo assunto. (Foto: Divulgação).

• Tenha um vocabulário adequado para o publico ao qual está se dirigindo;

• Evite erros gramaticais. Eles podem comprometer a qualidade de sua apresentação;

• Mesmo que cometa erros técnicos durante a apresentação, procure agir com naturalidade, acreditando que seus ouvintes ainda estão dando crédito às suas palavras;

• Fale sempre com emoção. Isso irá ajudá-lo a demonstrar interesse pelo assunto.

Top