Medo de falar em público: como superar

As mãos ficam trêmulas involuntariamente, as pernas ficam bambas, a boca fica seca e o coração parece que vai sair pela boca. Dá um…

As mãos ficam trêmulas involuntariamente, as pernas ficam bambas, a boca fica seca e o coração parece que vai sair pela boca. Dá um branco na hora de falar e o pior é que várias pessoas estão ansiosas para ouvir o que você irá dizer. Tudo isso acontece por causa do medo de falar em público, que coloca os indivíduos diante de situações muito constrangedoras. Saiba mais sobre o assunto e veja como superar o medo de falar em público.

O medo de falar em público causa grandes desconfortos e ansiedade. (Foto: divulgação)

Medo de falar em público

O medo de falar em público gera grande ansiedade, tensão e pode fazer com que o indivíduo esqueça tudo na hora de falar. As mãos tremem, o coração vai a mil, as pernas amolecem e a pessoa não consegue articular as palavras que deveriam ser ditas. Esse problema pode estar presente no trabalho, nos estudos e outras situações profissionais.

As pessoas que têm medo de falar público enfrentam um problema muito sério. Afinal, em grande parte das empresas e profissões, para crescer na vida profissional, essa é uma das barreiras que devem ser ultrapassadas. A forma como o profissional se expressa pode causar uma impressão que não condiz com sua personalidade, falar alto ou muito baixo, rápido ou lento demais, de forma agressiva ou desarticulada.

O medo de falar em público pode ser superado. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para falar em público no trabalho 

Como superar o medo de falar em público

1. O primeiro passo para superar o medo de falar em público é conhecer o assunto com profundidade para ganhar confiança e tranquilidade;

2. Se for necessário falar uma hora sobre um determinado assunto, o ideal é preparar pelo menos duas horas de fala sobre a matéria;

Leia Também:  Falar em público é o maior medo dos jovens em processos seletivos

3. É importante praticar e adquirir experiência, aproveitando várias oportunidades para expressar uma ideia. Pois mais constrangido que você se sinta, praticar com os amigos e públicos menores pode dar mais segurança para falar;

4. Identifique suas qualidades. Veja como é sua voz, vocabulário, se tem boa expressão corporal, presença de público, bom humor, raciocínio lógico e outras. Descubra as qualidades de comunicação e procure encontrar a partir delas segurança para falar;

5. Procure fazer atividades de relaxamento antes de falar em público, pois elas ajudam a aliviar a tensão e o medo na hora da fala. Mantenha a calma e respire fundo diante da situação.

O medo de falar em público deve ser superado. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para falar em público 

O medo de falar em público é um problema que acomete várias pessoas em todo o mundo, seja no trabalho, nos estudos e em várias outras situações. Aprender a superar o medo de falar em público é essencial para melhorar o desempenho de cada pessoa. Praticar com os amigos é uma excelente forma de lidar com esse problema.

Top