Os efeitos diferentes de cada tipo de batom

Exceto em relação à cor, batons são todos iguais? Nem tanto. Embora as diferenças sejam sutis, cada tipo de batom tem efeito diferente, nos lábios. As opções são inúmeras e, para escolher, é preciso saber como é o acabamento de cada um, apostando naquele que atenda às suas necessidades. Conheça os efeitos diferentes de cada tipo de batom.

Batom líquido: brilho e cor intensa (Foto: Divulgação)

Batons e seus efeitos no visual

Brilho, hidratação, fixação…estes são alguns dos aspectos dos produtos para colorir lábios. Veja as diferenças entre os batons:

gloss: como se sabe, o gloss é um tipo de batom que dá aos lábios um brilho com efeito molhado. Alguns são incolores e podem ser usados apenas como um brilho labial ou podem ser aplicados, sobre outro batom. Para quem deseja apenas dar uma corzinha à boca, porém sem marcá-la demais, esta é uma ótima opção. O brilho do gloss também é interessante por ter um efeito de aumento dos lábios, especialmente quando é aplicado sobre outra cor.

batom líquido: este tipo de batom parece mesmo um batom comum derretido. Ele também tem brilho intenso e confere aos lábios um efeito vinil. Em geral, sua pigmentação é boa e a durabilidade é satisfatória. Vale a pena usar, antes, um lápis labial, pois ele tende a borrar muito e, se os lábios tiverem fissuras, o produto poderá escorrer. Como tem efeito de cor intensa e brilhante, ajuda a aumentar os lábios.

Batom mate: ótima fixação e nenhum brilho (Foto: Divulgação)

batom cintilante: tem acabamento cremoso e contém pequenas partículas de brilho. Ele também tende a aumentar os lábios. Pode ser usado sozinho ou sobre um batom mate. Caso queira que os lábios pareçam ainda maiores, basta aplicar o batom cintilante e uma camada de gloss, sobre ele.

batom cremoso: este tipo de batom também tem brilho, porém menos intenso do que o gloss ou o batom líquido. Ele desliza facilmente nos lábios e tem boa durabilidade, além de hidratar a boca. É o mais comum entre os batons e também pode borrar, com facilidade.

batom mate: para quem deseja um produto com alta durabilidade, esta é a melhor opção. O batom com efeito mate não tem brilho. Seu acabamento é opaco e ele age como uma espécie de tinta, que gruda nos lábios. Mas vale ter atenção. Se a boca estiver ressecada, com ruguinhas ou fissuras, este batom as deixará muito evidentes.

Dicas para escolher o seu batom

Cintilantes: discretos e elegantes (Foto: Divulgação)

lábios pequenos: se quiser fazer com que seus lábios pareçam mais carnudos, opte por batons que tenham brilho. As cores mais suaves também ficam melhores. Cores escuras podem ser amenizar o efeito de diminuição dos lábios, com uma camada de brilho, sobreposta.

lábios carnudos: ficam bonitos com qualquer tipo de batom. Se quiser que fiquem mais discretos, aposte em cores suaves e leve brilho.

lábios com fissuras: aposte, sempre, em batons com brilho. Os cintilantes são boas opções. Porém, os cremosos com efeito vinil podem evidenciar as linhas. Prefira cores suaves.

Reply