Os Cuidados com as Mamas na Amamentação

Não existe cena mais bonita que a de uma mãe amamentando o seu bebê. Isso mostra a união e o amor da mãe pelo…

Não existe cena mais bonita que a de uma mãe amamentando o seu bebê. Isso mostra a união e o amor da mãe pelo filho, selando um laço infinito entre essas duas almas. Além do mais, a amamentação é muito importante para a vida futura do bebê, pois o leite materno é o melhor alimento nos primeiros meses de vida da criança, que também precisa da proximidade do seu corpo com o da mãe para se sentir segura e confortável. Por isso, os bebês que mamaram no peito são mais seguros e saudáveis quando adultos. Entretanto, essa experiência não é boa para todas as mães, pois algumas delas sofrem com os seios empedrados ou pela inflamação na mama, que causam muitas dores, principalmente na hora da amamentação.

Tenha cuidado ao amamentar o seu filho (Foto: Divulgação)

Tenha cuidado ao amamentar o seu filho (Foto: Divulgação)

Cuidados com os seios na amamentação

Sendo assim, os cuidados com as mamas devem começar a ser tomados antes mesmo do nascimento da criança, pois elas devem estar preparadas para o movimento de sucção feito pelo bebê. Há algumas técnicas que podem ser usadas para o fortalecimento do bico do peito e para o estímulo das glândulas mamárias. O primeiro passo é não usar sabonetes na hora de lavar essa parte tão delicada do corpo feminino, porque ele já tem uma hidratação natural que deve ser preservada para evitar rachaduras futuras.

  • Sol

O sol pode ser um grande aliado no fortalecimento dos bicos dos seios, pois ele deixa a pele mais resistente. Então, antes das 10 horas da manhã e após as 3 horas da tarde, banhe-se ao sol durante 10 ou 15 minutos diariamente. Ao invés do sol, pode ser usada uma lâmpada comum para causar o mesmo efeito. Porém, lembre-se que cada tipo de pele pode ficar exposta ao sol durante mais ou menos tempo. Para saber o tempo exato, pergunte ao seu médico.

  • Massagem

Para que a pele dos seus seios fique mais resistente e elástica, faça massagens neles. Para tanto, segura um dos seios com as duas mãos, ficando uma de cada lado, fazendo pressão desde a base até o bico, como se fosse um movimento de ordenha. Repita a massagem, que deve ser feita delicadamente, porém, com energia, 10 vezes em cada seio duas vezes ao dia. Em seguida, coloque uma mão em cima e outra embaixo do seio e puxe-as desde a base até o bico, repetindo o movimento também 10 vezes em cada seio duas vezes por dia.

Continuar Lendo  Alimentação pela mamadeira eleva risco de obesidade infantil

Então, quando o bebê nascer, os seus seios estarão preparados para recebê-lo com muito amor e carinho. No entanto, é necessário saber como posicionar o bebê para que ele não cause ferimentos nos seus seios durante as mamas. Sendo assim, coloque o bebê totalmente voltado para o seu corpo, espere que ele abra bem a boca e faça com que ele abocanhe toda a aréola do seio, e não apenas o bico. Certifique-se de que a parte inferior do lábio do bebê fique voltada para fora e que as suas bochechas fiquem arredondadas, pois ele deve fazer um movimento de ordenha, e não o de sucção.

A posição que a criança fica pode causar dores no seio ao amamentar (Foto: Ilustração)

A posição que a criança fica pode causar dores no seio ao amamentar (Foto: Ilustração)

Como evitar dores na amamentação?

Por que sentir dor nos seios na hora de dar de mamar? Será que isso é normal? São tantas dúvidas que as mamães de primeira viagem tem, que nós resolvemos ajudar esclarecendo algumas delas. Entre as mais preocupantes está a dor nos seios, pois muitas mulheres desistem de dar de mama aos seus bebes por conta da dor, mas a amamentação não é para ser dolorida, pelo contrário é um ato de amor e deve ser respeitado, se está ocorrendo dor na amamentação é sinal de que há algo errado. O que mais ocorre é quando o bebe vai mamar não pegar o seio da forma correta ele fica chupando, apenas o bico do seio, sem que esteja até a aureola na boquinha. O que ocorre é que o bebe acaba machucando o seio provocando dor na hora de amamentar.

A dor causada pela pega incorreta na hora de mamar é bem característica, pois dói o mamilo, ou seja, o bico do seio que pode até rachar e sangrar.

Continuar Lendo  Alimentos que estimulam leite materno

Veja outros motivos que podem ocasionar dor nos seios

– Reflexo da ejeção

Quando o seio está enchendo de leite antes da próxima mamada pode ocasionar dor, pois o hormônio oxitocina é o responsável por estimular os músculos da mama a drenar o leite. Logo nos primeiros dias de amamentação esse hormônio é estimulado pelo ato de sugar do bebe, mas depois dessa fase, qualquer pensamento que a mãe tiver do bebe vai fazer com que o hormônio seja liberado o que ocasiona no vazamento do leite. Vale lembrar que o reflexo da descida do leite ocorre de formas diferentes em cada mãe, algumas sentem apenas um pequeno formigamento, outras sentem uma leve pressão e um pouco de dor e há ainda aquelas que não sentem nada. A medida que a amamentação vai se tornando natural as mamães nem sentem mais o leite descendo.

O excesso de leite pode causar dores na mama (Foto: Ilustração)

O excesso de leite pode causar dores na mama (Foto: Ilustração)

– Produção de leite em excesso

Quando a mulher produz leite em abundância ocorre uma dor bem profunda bem dentro do seio. É importante verificar se o bebe está bem posicionado para não machucar. Essa quantidade excessiva de leite tende a diminuir conforme os dias vão passando e o bebe vai mamando.

Além desses podem ocorrer outros motivos que ocasionam dor nos seios como a candidíase que é o sapinho que passa da boquinha do bebe para o seio da mamãe. Ingurgitamento que é quando o leite fica, popularmente falando, empedrado no seio pode provocar febre de 38,5 graus e nem sempre ocorre nas duas mamas, pode ocorrer em apenas uma.  Mastite ou ductos bloqueados é quando ocorre vermelhidão, dor, enrijecimento dos seios e febre de 38,5 graus Celsius.

Veja como posicionar a criança corretamente no momento da amamentação (Foto: Ilustração)

Veja como posicionar a criança corretamente no momento da amamentação (Foto: Ilustração)

Três formas de posicionar o seu filho corretamente na hora de amamentar

Para a maioria das mulheres que são mães pela primeira vez o ato de amamentar é um mistério. O ato de dar de mamar exige uma preparação especial, tanto para a mamãe quanto para o bebe, pois os dois devem estar confortáveis e em sintonia para que seja um ato de amor. O lugar onde você vai dar de mamar ao seu bebe e a posição dependem só do nível de conforto em que você se encontra e a forma mais fácil para o bebe encontrar o seio. Veja a melhor posição para dar de mama ao seu bebe:

Continuar Lendo  Silicone não prejudica amamentação

– Procure deixar o bebe alinhado, com a cabeça e o corpo como se o mesmo estivesse olhando para a frente. Lembre-se o bebe não pode virar o corpo para mamar;

– Coloque uma almofada no seu colo para que o bebe fique bem posicionado, mas lembre-se você também deve estar confortável;

– O bebe deve pegar boa parte do seio na hora de mamar, não apenas o bico, mas deve abrir bem a boquinha e pegar com firmeza sem deixar escapar para não machucar o seio;

– Antes de colocar o bebe para mamar é importante humedecer o bico do seio com o próprio leite, pois assim o bebe vai sentir o cheiro e vai abrir bem a boquinha posicionando-se de maneira correta para amamentar;

Seguindo as instruções acima o ato de amamentar será um prazer, tanto para a mamãe, quando para o bebe aproximando mãe e filho em um ato de amor.

Top