Amamentação: mitos e verdades

Muitas mães de primeira viagem possuem dúvidas, em especial, sobre a amamentação. Isso por que, até hoje, existem algumas crendices ao redor do assunto. Assim,…

Por Editorial MDT em 09/01/2013

Muitas mães de primeira viagem possuem dúvidas, em especial, sobre a amamentação. Isso por que, até hoje, existem algumas crendices ao redor do assunto. Assim, conheça alguns mitos e verdades sobre a amamentação.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o silicone.

O silicone não afeta a amamentação. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a amamentação

  •  A mamadeira ou a chupeta pode interferir no aleitamento materno – verdade

Na maioria das vezes, os bicos artificiais podem afetar o aleitamento materno. Isso por que há uma grande diferença entre sugar o seio da mãe e uma mamadeira que pode fazer com que os bebês se confundem, dificultando a amamentação. Por outro lado, a chupeta é utilizada para substituir o peito em momentos que o bebê deveria estar mamando, colaborando com a diminuição das mamadas diárias do pequeno.

  • A presença de próteses no seio pode afetar a amamentação – mito

Especialistas afirmam que as mulheres que colocaram silicone podem amamentar normalmente, sem apresentar nenhuma complicação. Isso por que a prótese costuma ser colocada abaixo da glândula mamária ou atrás do músculo do peitoral, dessa forma não influencia na produção e leite materno.

  • O consumo de cerveja e de canjica estimula a produção de leite – mito

A produção do leite materno é dependente de três fatores: hidratação materna, que a mãe esteja descansada e que o bebê consiga sugar o leite de maneira adequada.

Saiba como o uso de chupetas e mamadeiras podem interferir na amamentação. (Foto: divulgação)

  • O leite materno pode ser congelado – verdade

A refrigeração do leite materno pode acontecer para ser armazenado em casa ou para ser doado. No entanto, durante a extração, é ideal que a mãe siga as orientações ideais para a extração, de modo a evitar, uma possível contaminação.

  • Alguns leites maternos não possuem os nutrientes necessários para o bebê – mito

A composição do leite, assim como a qualidade é sempre a mesma para todas as mulheres. Assim, qualquer mulher tem a capacidade em produzir leite nutritivo para seu filho.

  • O tamanho do peito interfere na quantidade de produção de leite materno – mito

O tamanho e a forma do seio da mulher dependem da quantidade de tecido adiposo (gordura) do corpo dela. Assim, isso não tem nada a ver com a quantidade de glândula mamária que é responsável pela produção de leite materno.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a amamentação. (Foto: divulgação)

Muitas mães de primeira viagem possuem dúvidas a respeito da amamentação, devido às diversas crendices. Após conhecer um pouco mais alguns mitos e verdades sobre a amamentação, basta seguir as orientações do especialista e preparar para realizar um dos feitos mais bonitos, amamentar.

Conheça algumas dicas sobre a amamentação de gêmeos.

Top